Mercado

Citi diz que acordo de piso para enfermeiros é risco ao setor de saúde

Banco aponta que os novos salários dos enfermeiros devem pesar sobre a lucratividade de algumas empresas

Citi diz que acordo de piso para enfermeiros é risco ao setor de saúde
Piso para enfermeiros representa um risco para o setor da saúde, segundo Citi. (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)
  • Na última sexta-feira (15), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) encaminhou o PL dos Enfermeiros para aprovação do presidente Jair Bolsonaro (PL), que agora tem prazo de 15 dias úteis para sanção ou veto
  • Segundo o Citi, os novos salários dos enfermeiros devem naturalmente pesar sobre a lucratividade dos prestadores de serviços, especialmente para instalações de UTI em hospitais

Por Nina Gattis – Para o Citi, embora a aprovação do piso salarial para enfermeiros possa implicar algum risco de queda para estimativas de ganhos no setor da saúde, as maiores preocupações recaem sobre o curto prazo, uma vez que o Projeto de Lei (PL) pode adicionar uma camada de incerteza na recuperação esperada para o segundo semestre deste ano.

“Por outro lado, estamos menos preocupados com as potenciais implicações de longo prazo tanto para Hapvida quanto para Rede D’Or, pois isso pode ser mitigado com aumentos de preços ao longo do tempo, sem mencionar a possível aprovação de subsídios fiscais”, avaliam os analistas Leandro Bastos e Renan Prata.

Na última sexta-feira (15), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) encaminhou o PL dos Enfermeiros para aprovação do presidente Jair Bolsonaro (PL), que agora tem prazo de 15 dias úteis para sanção ou veto. O projeto propõe um salário mínimo de R$ 4.750 por mês para enfermeiros brasileiros e um piso salarial correspondente de 70% e 50% desse valor para técnicos e auxiliares de enfermagem, respectivamente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As negociações são fluidas e a visibilidade, baixa, mas considerando o viés populista da medida e a próxima janela de eleições, a probabilidade de sua aprovação parece ser alta, e nossa visão é que a garantia de financiamento, incluindo subsídios para o setor privado, continua sendo fundamental para garantir sua constitucionalidade e evitar futura judicialização”, ponderam os analistas.

No início, segundo o Citi, os novos salários dos enfermeiros devem naturalmente pesar sobre a lucratividade dos prestadores de serviços, especialmente para instalações de UTI em hospitais. Com base em cálculos preliminares, Bastos e Prata estimam um impacto negativo potencial de 8% para Hapvida e 6% para Rede D’Or nas estimativas de lucros para 2023 – sem considerar qualquer compensação de subsídios fiscais e aumentos de preços.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos