Mercado

Por que JBS (JBSS3), B2W (BTOW3) e Ecorodovias (ECOR3) tiveram os piores desempenhos da semana na Bolsa

Veja os três papéis que registraram as maiores altas na B3 na semana de 19 a 23 de outubro

Por que JBS (JBSS3), B2W (BTOW3) e Ecorodovias (ECOR3) tiveram os piores desempenhos da semana na Bolsa
(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
  • As três ações que mais perderam preço na semana de 19 a 23 de outubro foram JBS (JBSS3), B2W (BTOW3) e Ecorodovias (ECOR3)
  • As ações da JBS foram alvo de forte movimento de realização de lucros, depois de ganhos de mais de 20% na semana passada
  • Já B2W sentiu o peso do desembarque de investidores do setor de varejo, para aportar em ações consideradas descontadas, como os bancos

Embalado pela expectativa com os resultados trimestrais, cuja safra se amplia na próxima semana, o Ibovespa teve a terceira semana consecutiva de ganhos. Do fechamento de sexta-feira passada até hoje, o salto foi de 3% – com os quatro primeiros dias da semana em alta.

Nesta sexta-feira (23), porém, a bolsa fechou o dia aos 101.259,75 pontos, com queda de -0,65%. A realização de ganhos, o impasse em torno do pacote trilionário de ajuda nos Estados Unidos e o IPCA-15 acima das projeções do mercado contribuem para o cenário de recuo diário, mas não tiram o otimismo com a próxima semana.

O setor bancário, em especial, teve forte avanço semanal, derivando da expectativa de resultados firmes para o segmento. Com as provisões em queda, é esperado que os grandes bancos tenham lucro de R$ 16 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 20% ante os três meses anteriores, como mostrou o Prévias Broadcast.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“É uma correção natural, ainda acho que os bancos estão descontados”, destacou Rafael Ribeiro, analista de ações da Clear Corretora. “Se os resultados vierem bons, ou um pouquinho acima do esperado, podemos ver mais altas. Mas não sei se eles conseguirão sozinhos levar o índice acima dos 105 mil pontos. Precisa de um a mais.”

De acordo com Ribeiro, o “a mais” seria uma sinalização firme do governo na questão fiscal, que deve ficar para depois das eleições municipais. Isso porque, do lado monetário, o espaço para redução de juros foi fechado após o forte resultado do IPCA-15 hoje. O índice acelerou a 0,94% na margem e marcou o maior nível para outubro desde 1995.

Leia também: Saiba onde investir com o IPCA em alta

Para o analista, isso deve colocar pressão no discurso do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana que vem. “Existe sim a expectativa de o juro subir no curto prazo. Assim, o mercado fica sem esse ‘upside’ na mesa. Só vai destravar então com agenda pró-reformas”, afirmou.

No balanço da semana, quem levou a pior foram os papéis de JBS (JBSS3), B2W (BTOW3) e Ecorodovias (ECOR3). Confira o que afetou o desempenho de cada um deles.

JBS (JBSS3): -8,19%

As ações de frigoríficos tiveram um forte movimento de realização de lucros nesta semana, após altas expressivas na semana anterior. Dona da maior valorização daquele período, de +20,21%, a JBS agora volta ao pódio, mas com a maior baixa da semana, de -8,19%.

Publicidade

“As ações da JBS subiram quase 20% em três pregões, após o acordo da J&F nos EUA, então a movimentação de hoje é normal”, apontou Rodrigo Brolo, head de agro da Criteria Investimentos.

O fato que levou o papel da JBS a ser o grande vencedor da semana passada foi o acordo que a empresa celebrou com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos no âmbito dos desdobramentos da Operação Lava Jato, para encerrar os processos que lá tramitam contra a empresa. Pelos termos acertados, a J&F pagará uma multa de US$ 256,5 milhões às autoridades americanas por prática de propinas.

B2W (BTOW3): -6,77%

O setor de varejo sofreu como um todo na quinta (22), quando os principais players tiveram recuos significativos. Dentre eles, B2W termina a semana com a segunda maior queda, de 6,77%.

Para Gabriel Mota, operador de renda variável da RJ Investimentos, o investidor desmontou posições em papéis que tiveram alta valorização, como os de varejo, para aportar em ações consideradas descontadas, como os bancos.

“Varejo foi algo que andou muito, e agora o mercado começa a pensar em papéis mais descontados, já que o Ibovespa tem uma dificuldade muito grande de sair dessa região dos 100 mil pontos”, diz.

Ecorodovias (ECOR3): -6,29%

As ações ON de EcoRodovias fecham a trinca de maiores perdas da semana, com baixa de 6,29%. Nesta semana, a concessionária divulgou que o tráfego em suas rodovias entre os dias 16 de março e 18 de outubro recuou 10,5% em relação ao mesmo período de 2019.

Parece uma má notícia, mas esse porcentual é menor do que o divulgado na semana anterior, o que mostra avanços positivos. “O setor foi muito impactado nos últimos meses, mas vem mostrando recuperação acelerada e ainda deve receber ajuda do governo por ter tido quedas superiores a 25% na demanda”, apontou o analista da Guide Investimentos, Luis Sales.

Publicidade

*Com Estadão Conteúdo

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos