Publicidade

Mercado

O que é pregão e como ele funciona na bolsa de valores?

Desde 1997, a Bolsa de Valores brasileira implantou o pregão eletrônico, reduzindo a burocracia e democratizando o acesso ao mercado de ações e outros ativos

O que é pregão e como ele funciona na bolsa de valores?
Desde 1997, a Bolsa de Valores brasileira implantou o pregão eletrônico, reduzindo a burocracia e democratizando o acesso ao mercado de ações e outros ativos. (Foto: Shutterstock)

(Aléxis Cerqueira Góis, Especial para o E-Investidor) – O que é pregão? O pregão é o momento de concretização das negociações de ativos na Bolsa de Valores.

Ainda que as ordens de compra e venda possam ser realizadas em qualquer hora e dia da semana, as operações somente são finalizadas durante determinados períodos, quando a atenção de investidores está voltada para o mercado de ações.

A atividade acontecia exclusivamente de forma presencial na antiga Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), atual B3, com operadores gritando as ofertas de compra e venda. Todo processo de negociação era registrado em cartões carimbados, que eram processados após o fim do pregão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na década 1980, as negociações passaram a ser permitidas também por ligações telefônicas, a partir do Sistema Privado de Operações por Telefone (SPOT). Dessa forma, as ordens podiam ser realizadas à distância, mas ainda era necessário um operador no ambiente físico da Bolsa para concluir a operação.

A partir de 1997, a Bolsa de Valores brasileira passou a permitir também a negociação eletrônica dos papéis, dando mais agilidade às negociações e permitindo a entrada de mais investidores.

O formato digital se tornou o único a partir de 2009, quando a modalidade por voz deixou de ser praticada após 119 anos.

Afinal, o que é o pregão?

Pregão da Bolsa ocorrendo. Uma aglomeração de pessoas se forma

Cenas de operadores gritando para negociar papéis na Bolsa de Valores foram comuns até 2009 e ajudam a entender o que é o pregão. (Foto: Shutterstock/Alf Ribeiro/Reprodução)

Em resumo, o pregão da Bolsa de Valores é o período de negociação de ações e outros ativos, como contratos futuros, moedas, títulos de renda fixa, títulos públicos federais e commodities agrícolas.

Dessa forma, o pregão é o momento em que o leilão de ativos encontra-se aberto para que as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, possam comprar e vender na bolsa.

Publicidade

Com o pregão em funcionamento, as ações e outros ativos oscilam de acordo com o mercado.

O período é ideal para que os investidores possam encontrar oportunidades de negócios e analisar o comportamento do mercado acionário.

Como funciona a Bolsa de Valores?

Tela exibe B3 em tamanho grande

Todas as operações da bolsa brasileira são realizadas de forma eletrônica, agilizando as ações do pregão. (Foto: Shutterstock/Immersion Imagery/Reprodução)

A Bolsa de Valores funciona apenas durante dias úteis, em determinados horários do dia. Portanto, as ações só podem ser negociadas em momentos restritos. Apesar disso, é possível enviar ordens de compra ou venda a qualquer momento.

Confira os principais momentos de negociação na bolsa brasileira:

  • Cancelamento de ofertas: o pregão é iniciado às 9h30 para todos as negociações, exceto o mercado a termo, com a anulação das ordens de compra e venda que foram remanescentes do leilão anterior. A atividade acontece até às 9h45.
  • Pré-Abertura: em seguida, o sistema B3 registra todas as ordens de compra e venda dos investidores no período de 9h45 às 10h, mas ainda não realizada nenhuma operação. Esse momento serve para definir o preço de abertura de cada ação.
  • Negociação: a partir das 10h, todos os mercados da bolsa brasileira estão abertos para os investidores realizarem suas negociações. Durante esse período, os ativos flutuam de acordo com ofertas do mercado. Às 16h55, todas as negociações são encerradas, exceto o mercado a termo, que fecha às 17h25.
  • Call de Fechamento: o principal objetivo desse momento é estabelecer o preço de ajuste dos contratos no término do pregão. Dessa forma, o call de fechamento determina o preço final da ação no dia. Essa atividade acontece entre 16h55 e 17h15, a depender de cada mercado.
  • After-Market: essa é uma oportunidade extra para que os investidores possam realizar operações no mesmo dia e ocorre entre 17h30 e 18h. Apenas ativos que fazem parte da carteira teórica da B3 (Ibovespa) e tiveram movimentação no horário normal do mercado à vista estão aptos a serem negociados neste momento. As ações não podem oscilar mais de 2% e estão limitadas a R$ 900 mil por CPF.

Como participar do pregão?

Mesmo na modalidade digital, os corretores são os responsáveis por executar as ordens de compra e venda de ativos.

Assim, o investidor precisa possuir uma conta em uma corretora de valores para operar no pregão da Bolsa de Valores.

Publicidade

Com a conta aberta, o investidor poderá utilizar um sistema virtual conhecido como home broker, que funciona como uma intermediação entre a corretora e a bolsa.

Para enviar ordens com preços de compra e venda, o investidor precisa apenas de um dispositivo, como computador, celular ou tablet, e acesso à internet.

Quando um investidor define um valor de venda de ativo pelo mesmo preço de uma ordem e compra, o negócio é fechado durante o período em que o pregão está em funcionamento.

No mercado a vista, após três dias úteis, a operação é liquidada com a entrega das ações e do valor acordado.

Fonte: B3.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>