Bolsas globais iniciam semana em alta com alívio sobre bancos dos EUA
Mercados reagem positivamente à melhora do humor em torno dos bancos regionais americanos e aos sinais de distensão comercial entre Estados Unidos e China
Ações de bancos impulsionam o otimismo nas bolsas globais nesta segunda-feira, em meio ao alívio nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China (Foto: Adobe Stock)
Mais uma semana começa com as principais bolsas globais em alta, impulsionadas, desta vez, pelo desempenho positivo das ações de bancos. O movimento reflete um certo alívio nas preocupações com as instituições regionais dos Estados Unidos, além de sinais de distensão entre americanos e chineses no contexto da recente disputa tarifária.
Nos demais mercados, o dólar opera em leve alta frente às principais moedas, enquanto os rendimentos dos Treasuries permanecem estáveis e o ouro recupera parte das perdas registradas na sexta-feira (17) anterior.
Entre as commodities, os contratos futuros do petróleo recuam ligeiramente, mesmo após três semanas consecutivas de queda, em meio à combinação de temores sobre a demanda global e à ausência de novas interrupções na oferta. Já o minério de ferro caiu 0,58% na madrugada em Dalian, cotado a US$ 107,60 por tonelada.
O cenário internacional indica mais um dia positivo para os ativos locais. O principal Exchange Traded Fund (ETF) brasileiro negociado em Nova York (EWZ) avançava quase 1% no pré-mercado. No campo fiscal, a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que, caso o governo mire o piso da meta fiscal, a dívida pública poderá crescer R$ 320 bilhões em dez anos. O órgão recomenda que o Executivo busque cumprir o centro da meta estabelecida.