Bolsas globais ampliam perdas com temor sobre bancos regionais dos EUA
Mercados encerram a semana em baixa, pressionados por suspeitas de fraudes em empréstimos e renovadas preocupações com a saúde financeira do sistema bancário americano
A semana se encerra com as bolsas globais aprofundando as perdas recentes, pressionadas por novos temores em torno da saúde financeira dos bancos regionais dos Estados Unidos. A preocupação ganhou força após surgirem suspeitas de fraudes em empréstimos ligados a fundos imobiliários considerados problemáticos, o que levou investidores a reduzir a exposição ao setor bancário.
Entre os destaques negativos, as ações dos bancos Zionse Western Alliance voltaram a cair, após fortes quedas na véspera, e já ampliam as perdas no pré-mercado desta sexta-feira (17).
Nos demais mercados, o dólar se valoriza frente às principais moedas, enquanto os juros dos Treasuriesrecuam e o ouro mantém trajetória de alta. Entre as commodities, o petróleo caminha para a terceira semana consecutiva de desvalorização, e o minério de ferro recuou 0,19% na madrugada em Dalian, cotado a US$ 108,21 por tonelada.
Nesse cenário, o ambiente segue desfavorável para os ativos domésticos. Nem mesmo as negociações sobre o chamado “tarifaço”, consideradas positivas pelo chanceler Mauro Vieira após encontro com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, parecem suficientes para trazer alívio aos mercados nesta sexta (17).