• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

BTG: privatização da Petrobras antes de eleições é ‘um sonho distante’

Banco não acredita que políticos arrisquem sua popularidade às vésperas das eleições em um tópico controverso

Por Reuters

26/10/2021 | 18:29 Atualização: 26/10/2021 | 18:51

Foto: Sergio Moraes/Reuters
Foto: Sergio Moraes/Reuters

Qualquer aposta na privatização da Petrobras nos próximos 12 meses deve ser vista com ceticismo, disse nesta terça-feira (26) o BTG Pactual em relatório a clientes, apontando não ser esperado que os políticos arrisquem sua popularidade às vésperas das eleições de 2022 em um tópico considerado controverso.

Leia mais:
  • Privatizar a Petrobras vai garantir combustíveis mais baratos?
  • Bolsonaro diz que tem vontade de privatizar a Petrobras
  • Petrobras sobe 6% com o anúncio do reajuste do combustível
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na segunda-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a privatização havia entrado “no radar” do governo e, mais tarde, notícias apontaram que o Executivo estudava enviar um projeto de lei com esse fim ao Congresso Nacional, o que fez disparar as ações da estatal em 7%.

“A privatização da Petrobras é um sonho distante neste momento…”, disseram os analistas do BTG, no relatório.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O capital político necessário para tornar isso possível seria enorme e, antes de um ano eleitoral, não esperamos que os políticos arrisquem sua popularidade em um tópico controverso.”

Para o BTG Pactual, no entanto, existe “uma opção mais rápida e silenciosa”.

Segundo o banco, privatizar as refinarias poderia ser suficiente, uma vez que sua posição monopolista no segmento tem sido “indiscutivelmente” a principal razão para interferências políticas, “já que os governos costumam usar os preços dos combustíveis como uma ferramenta política para controlar a inflação”.

A Petrobras lançou um processo de desinvestimentos de oito refinarias, todas as suas unidades fora do Rio de Janeiro e de São Paulo, que representam cerca de metade da capacidade de refino do país. Até o momento, apenas duas delas já tiveram acordos de venda assinados.

Publicidade

“O problema é que o desinvestimento das refinarias é hoje um dilema do ‘ovo e da galinha’, em que os compradores esperam por mais clareza devido aos riscos de interferência, e os riscos de interferência política não são reduzidos até que uma parte relevante do parque de refino do Brasil seja vendido”, disse o relatório.

Projeto de lei

O BTG destacou ainda que as notícias sobre o envio de um PL ao Congresso, que proporia a venda de ações da petroleira estatal e a perda de controle acionário da União, surgiram não muito tempo depois que a Petrobras anunciou um aumento de cerca de 8% nos preços dos combustíveis vendidos às distribuidoras.

“Não vemos isso como mera coincidência e acreditamos que o governo pode estar mais uma vez tentando convencer a sociedade de que o ônus da fixação dos preços dos combustíveis não deve estar sujeito à vontade, mas sim estabelecido sob uma dinâmica de preços de mercado, e que uma Petrobras privatizada seria do melhor interesse do país”, afirmou.

No entendimento do banco, a venda do controle da companhia poderia ser possível com um projeto de lei (exigindo apenas maioria simples) alterando a lei 9.478/97, que estipula que o governo federal deve possuir pelo menos 50% (+1) das ações da estatal.

No entanto, o BTG destacou que a Constituição do Brasil define que certas atividades, incluindo algumas exercidas pela Petrobras, são de competência apenas do Estado, “o que significa que uma privatização também pode exigir emendas à constituição e, portanto, dois terços de apoio do Congresso”.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • BTG Pactual (BPAC11)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Petrobras
  • Privatizações
Cotações
18/04/2026 14h53 (delay 15min)
Câmbio
18/04/2026 14h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Por que o Ibovespa anda em duas direções? Entenda o que mantém o índice em alta enquanto ações locais caem

  • 2

    Cenário é positivo para dividendos da Petrobras, apesar do vaivém do petróleo

  • 3

    Carteira favorita do investidor pessoa física rende menos que o Ibovespa em 12 meses

  • 4

    Por que a Petrobras (PETR4) impulsiona e trava o Ibovespa rumo aos 200 mil pontos

  • 5

    Irã reabre Ormuz e petróleo tomba ao menor nível em um mês

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para pais autorizarem filhos a movimentar a conta pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para pais autorizarem filhos a movimentar a conta pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor em 2026
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor em 2026
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas de empréstimos podem renegociar atrasos, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas de empréstimos podem renegociar atrasos, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para mães autorizarem filhos a movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para mães autorizarem filhos a movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para encontrar um ponto de revenda no app Meu Social
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para encontrar um ponto de revenda no app Meu Social
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: veja o período de pagamento no estado de SP em 2026
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: veja o período de pagamento no estado de SP em 2026
Imagem principal sobre o Idosos podem ter desconto na conta de luz automaticamente; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos podem ter desconto na conta de luz automaticamente; entenda como funciona
Imagem principal sobre o IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade da restituição?
Logo E-Investidor
IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade da restituição?
Últimas: Mercado
Petrobras (PETR4) devolve 1/4 do valor de mercado desde o início da guerra
Mercado
Petrobras (PETR4) devolve 1/4 do valor de mercado desde o início da guerra

O recuo de R$ 34,1 bilhões no valor de mercado de quinta para sexta também é o maior em um só dia desde 15 de maio de 2024

17/04/2026 | 21h57 | Por Mateus Fagundes e Vinicius Novais
Ibovespa hoje: Petrobras (PETR3; PETR4) cai 5% com tombo do petróleo; Vamos (VAMO3) sobe 6,27%
Mercado
Ibovespa hoje: Petrobras (PETR3; PETR4) cai 5% com tombo do petróleo; Vamos (VAMO3) sobe 6,27%

Preço do petróleo desaba após reabertura do Estreito, causa perdas nas petroleiras e leva o Ibovespa a fechar no vermelho, apesar do alívio no cenário externo

17/04/2026 | 19h55 | Por Ana Ayub
Ibovespa tem primeira queda semanal em um mês pressionado por petroleiras; Brava (BRAV3) lidera baixas
Mercado
Ibovespa tem primeira queda semanal em um mês pressionado por petroleiras; Brava (BRAV3) lidera baixas

Ações de petroleiras pressionaram índice na semana. As ações ordinárias da Petrobras caíram 5,91%

17/04/2026 | 18h51 | Por Marília Almeida
BofA eleva recomendação da Petrobras (PETR3) para compra; confira o novo preço-alvo
Mercado
BofA eleva recomendação da Petrobras (PETR3) para compra; confira o novo preço-alvo

Analistas dizem que a recuperação dos preços do petróleo é fundamental para aliviar as preocupações com o aumento da alavancagem

17/04/2026 | 16h00 | Por Cecília Mayrink

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador