Calendário econômico da semana (Foto: Adobe Stock)
O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (13) até sexta-feira (17), inclui eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores ficarem de olho. Entre eles estão indicadores aguardados pelo mercado, como a prévia do PIB do Brasil o Livro Bege, documento do Federal Reserve que é uma espécie de sumário das condições econômicas dos Estados Unidos e que pode dar sinais para balizar decisões de política econômica no país.
O destaque inicial da semana é o Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (13), com as projeções do mercado para inflação, PIB, câmbio e taxa Selic. O relatório, elaborado pelo Banco Central, é uma das principais referências do Comitê de Política Monetária (Copom) para calibrar sua estratégia de juros, já que a Selic, taxa básica da economia, é o principal instrumento de controle da inflação no país.
Na quarta-feira (15), a atenção se volta para o desempenho do consumo com a divulgação das vendas do varejo. O indicador mostra o volume total de vendas de bens e serviços no comércio, funcionando como um termômetro do poder de compra e da confiança das famílias. Por ser um dado volátil e sazonal, suas variações costumam influenciar diretamente as expectativas sobre o crescimento do PIB brasileiro.
Na terça, o presidente do Fed Jerome Powell fará um pronunciamento: ele deve falar sobre o atual ciclo de de juros e o quadro da economia americana. Também nos EUA, os investidores acompanham o Índice Empire State de Atividade Industrial, que mede a atividade industrial no estado de Nova York. O dado, divulgado às 9h30 na quarta (15), serve como um dos primeiros sinais sobre o desempenho do setor manufatureiro dos EUA, um valor acima de zero indica expansão, enquanto números negativos apontam retração. Mais tarde, às 15h, o Livro Bege do Federal Reserve, divulgado às 15h, trará um panorama qualitativo das condições econômicas regionais americanas, com informações sobre emprego, consumo e preços, orientando as decisões futuras do banco central dos EUA.
Também na quarta sai o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), dado mensal de inflação que revela a evolução dos preços de bens e serviços, acompanhado com atenção pelo mercado – que pode dar ou mais pistas sobre a sequência de cortes de juros pelo Fed.
Outro ponto de atenção no Brasil serão os números da prévia do PIB (IBC-Br), que saem às 9h de quinta-feira (16). O índice, calculado pelo Banco Central, é amplamente utilizado como um termômetro da economia e ajuda a antecipar o resultado oficial do PIB. Como reflete o desempenho dos setores de agricultura, indústria e serviços, o IBC-Br é acompanhado de perto pelo Copom, que usa o dado como base para avaliar o ritmo da atividade e ajustar a política monetária conforme necessário.
Segunda-feira (13)
China
00:00 – Balança comercial
Brasil
08:25 – Boletim Focus.
11:00 – Índice de Confiança Empresarial
Terça-feira (14)
Reino Unido
03:00 – Dados de emprego (Payrolls Change)
Alemanha
03:00 – Taxa de inflação
Zona do Euro
06:00 – Índice ZEW de Sentimento Econômico
Estados Unidos
13:20 – Discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve
China
22:30 – Índice de preços ao consumidor (CPI)
Quarta-feira (15)
Zona do Euro
06:00 – Produção industrial mensal e anual
Brasil
09:00 – Vendas no varejo
Estados Unidos
09:30 – Índice Empire State de Atividade Industrial
09:30 – CPI mensal (setembro)
15:00 – Livro Bege do Federal Reserve