A proximidade das eleições somada ao cenário macroeconômico com a expectativa de altas de juros nos principais mercados, como nos Estados Unidos, podem trazer volatilidade para o mercado interno. Por esse motivo, a busca por ações que pagam bons dividendos parece ser uma estratégia perfeita para o investidor interessado em reforçar o próprio caixa neste ano.
Para te ajudar nesta missão, o E-Investidor consultou nove corretoras de investimentos para entender quais são as companhias que devem estar no radar dos investidores ao longo de setembro.
A maioria das carteiras incluiu as companhias do segmento do setor elétrico, considerado defensivo pelos analistas, e também as instituições financeiras. As ações ligadas às commodities, como a Vale (VALE3), também foram indicadas.
Veja nesta reportagem as perspectivas para o Ibovespa neste mês de setembro
As estratégias são diferente das indicações de papéis que devem performar melhor nas próximas semanas. Neste caso, os analistas recomendaram ações sensíveis a taxa de juros.
Confira a carteira de dividendos para o mês de setembro de cada corretora:
Ágora Investimentos
A Ágora Investimentos realizou duas mudanças em sua carteira de dividendos para setembro. Saíram os papéis Banco do Brasil SA (BBAS3) e Companhia Energética de Minas Gerais (CMIG4), que deram espaço para as ações da Energisa (ENGI11) e da Itaúsa (ITSA4).
Ações
Energisa (ENGI11)
Itaúsa (ITSA4)
TIM (TIMS3)
Vale (VALE3)
Vibra Energia (VBBR3)
Ativa Investimentos
Para este mês de setembro, saíram as ações do Santander (SANB11) e os papéis da CPFL Energia entraram no lugar.
Ações
BB Seguridade (BBSE3)
Marfrig (MRFG3)
Petrobras (PETR4)
Vale (VALE3)
Banco do Brasil (BBAS3)
Copel (CPLE6)
Engie (EGIE3)
CPFL Energia (CPFE6)
Guide Investimentos
A Guide realizou duas alterações na sua carteira de dividendos. Saíram as ações Minerva (BEEF3) e Engie (EGIE3) e entraram no lugar os papéis da Ambev (ABEV3) e Equatorial (EQTL3). Veja abaixo a carteira de dividendos!
Ações
Ambev (ABEV3)
Banco do Brasil (BBAS3)
CPFL (CPFE3)
Energias do Brasil (ENBR3)
Equatorial (EQTL3)
Petrobras (PETR4)
Taesa (TAEE11)
Órama Investimentos
A Órama realizou apenas uma mudança na sua carteira de dividendos. Saíram as ações do M Dias Branco (MDIA3) e entraram os papéis da Klabin (KLBN11). Confira a carteira completa!
Ações
Banco ABC (ABCB4)
Bradesco (BBDC4)
Minerva (BEEF3)
Wilson Sons (PORT3)
Klabin (KLBN11)
Planner Corretora
A Planner mudou todas as ações da carteira de dividendos em setembro. No mês de agosto, estavam as seguintes ações: BB Seguridade (BBSE3), Bradesco (BBDC4), Petrobras (PETR4), Taesa (TAEE11) e Vale (VALE3).
Ações
Banco do Brasil (BBAS3)
B3 S.A (B3SA3)
Bradespar (BRAP4)
Copasa (CSMG3)
Ferbasa (FESA4)
Santander
O Santander não realizou nenhuma alteração na sua carteira de dividendos neste mês de setembro. Veja as ações da carteira de dividendos do banco:
Ações
Alupar (ALUP11)
Banco BTC Pactual (BPAC11)
Minerva Foods (BEEF3)
CPFL Energia (CPFE3)
Banco do Brasil (BBAS3)
TIM Brasil (TIMS3)
Eletrobras (ELET6)
Vale (VALE3)
Petrobras (PETR3)
Terra Investimentos
A Terra Investimentos realizou apenas uma alteração. Saiu as ações do Banco do Brasil (BBAS3) e entraram os papéis da Itausa (ITSA4). Confira a carteira completa no quadro abaixo:
Ações
Telefonica Vivo (VIVT3)
Copel (CPLE6)
Bradespar (BRAP4)
Engie (EGIE3)
Itausa (ITSA4)
XP Investimentos
A XP não realizou nenhuma alteração no mês de setembro. Confira as cinco ações da carteira de dividendos da corretoras:
Ações
Banco do Brasil (BBAS3)
Copel (CPLE6)
Engie (EGIE3)
Isa CTEEP (TRPL4)
Klabin (KLBN11)
Warren Investimentos
A Warren Investimentos retirou as ações do banco Itaú (ITUB4) e da Companhia Paranaense de Energia (CPLE6) da carteira Warrem Income Dividendos para o mês de setembro. No lugar, entraram os papéis da B3 (B3SA3) e da Engie (EGIE3).