Publicidade

Mercado

Crise na AgroGalaxy: Fiagros expostos derretem até 12% na semana

Empresa entrou com pedido de recuperação judicial após deixar de fazer pagamentos de recebíveis

Crise na AgroGalaxy: Fiagros expostos derretem até 12% na semana
Fiagros com CRAs da AgroGalaxy são impactados por inadimplência (Foto: Envato Elements)(Foto: Adobe Stock)
  • A AgroGalaxy (AGXY3), empresa de insumos agrícolas, ajuizou um pedido de recuperação judicial na última quarta-feira (18)
  • A medida, feita em caráter de urgência e sigilo de justiça, ocorre após a empresa deixar de pagar, no início da semana, uma parcela dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em que é parte devedora
  • A inadimplência, seguida da RJ, impactou pelo menos nove fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais (Fiagros), que tinham esses CRAs na carteira. Aplicações despencaram na Bolsa

A AgroGalaxy (AGXY3), empresa de insumos agrícolas, ajuizou um pedido de recuperação judicial na última quarta-feira (18). A medida, feita em caráter de urgência e sigilo de Justiça, ocorre após a empresa deixar de pagar, no início da semana, uma parcela dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em que é parte devedora. A inadimplência, seguida da RJ, impactou pelo menos nove fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais (Fiagros), que tinham esses CRAs na carteira.

O Fiagro mais exposto a esses recebíveis é o Kijani Asatala Fiagro (KJNT11), cujo percentual da carteira atrelado a esses ativos é de 8,24%, segundo comunicado ao mercado divulgado pela aplicação. O segundo mais impactado é o JGP Crédito Fiagro Imobiliário (JGPX11), que possui 8% do patrimônio líquido (PL) aplicado em CRAs da AgroGalaxy. Já em terceiro lugar, está o XP Crédito Agrícola (XPCA11), com 7,95% de exposição.

Em função da inadimplência, as cotas dessas aplicações do agronegócio despencaram até 12% durante a semana (13 a 19 de setembro). Abaixo, veja os Fiagros impactados e a desvalorização no período. O levantamento foi feito pelo Clube FII, por meio da ferramenta CR Data, e Elos Ayta, com apoio dos relatórios emitidos pelos fundos afetados.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Concentração excessiva?

Para Odilon Costa, estrategista de renda fixa e crédito privado do Grupo SWM, o caso da AgroGalaxy, assim como os demais calotes recentes em Fiagros, acende um alerta em relação à concentração desses fundos.

“A AgroGalaxy era um nome que já estava no radar de todo mundo, mas existiam casas que tinham uma exposição de mais de 5% das suas carteiras num papel como esse”, afirma. “Então, eu acho que o que tivemos foram erros, com alguns Fiagros bastante concentrados em poucos ativos.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos