Junho será um mês de destaque no pagamento de proventos a acionistas de algumas das maiores empresas da bolsa, como Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3).
Leia também
A Petrobras, que é a maior pagadora de dividendos da bolsa, distribuirá a segunda parcela de uma série de proventos iniciada em maio, no valor de R$ 0,91106456 por ação. Para os acionistas da empresa, esse pode ser um dos últimos grandes pagamentos de dividendos.
Na lista também estão os bancos Itaú (ITUB3, ITUB4) e Bradesco (BBDC3, BBDC4), que são alguns dos melhores pagadores de dividendos da bolsa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além dessas companhias, outras gigantes da B3 irão distribuir dividendos: Cemig (CMIG4), Equatorial Energia (EQTL3), Sabesp (SBSP3), Copasa(CSMG3) e Sanepar (SAPR11).
O que são dividendos e JCP?
Os dividendos representam a distribuição de lucros da companhia aos seus acionistas. A determinação do valor, periodicidade e se haverá pagamento é decidida pelos diretores de cada empresa.
O Juros sobre Capital Próprio (JCP) é a remuneração do capital investido. Ou seja, a empresa pode não ter lucros, mas ainda assim distribuir JCP, já que esse mecanismo financeiro é tratado como uma despesa da companhia.
A maior diferença entre os dois se dá pela carga tributária aplicada em ambas. O lucro das empresas é taxado em 34% e, depois da dedução, ele pode ser, ou não, distribuído aos acionistas em forma de dividendos, sem tributação.
O JCP, no entanto, é considerado como uma despesa e é descontado antes da tributação dos lucros, mas somente em 15%.
Publicidade