A Nord Investimentos escolheu duas ações para o investidor ganhar dividendos do setor elétrico em 2025, mostra relatório enviado aos clientes nesta segunda-feira (13). Segundo Victor Bueno, analista e sócio da Nord Investimentos, 2024 não foi nada fácil para a Bolsa no Brasil, em especial pela escalada do risco fiscal no País.
Leia também
No entanto, ele lembra que quem aderiu a uma estratégia de dividendos encontrou um melhor desempenho que os investidores gerais. Ele diz que, mesmo com a queda de 10,3% do Ibovespa em 2024, o Índice de Dividendos da B3 (IDIV) recuou um pouco menos de 3%.
“Ainda que também tenha apresentado uma performance negativa, o desempenho apresentado pelas ‘dividendeiras’ foi (bem) mais resiliente em relação à média do mercado”, afirma Bueno.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para 2025, o especialista diz que o mercado deverá seguir escolhendo empresas maduras, geradoras de caixa, muitas vezes líderes em seus setores, com baixa ou nenhuma alavancagem e que, por consequência, podem distribuir dividendos elevados. Um dos segmentos favoritos para o pagamento de proventos é o setor elétrico.
Bueno relata que, no último ano, as 10 maiores empresas brasileiras de energia (em valor de mercado) distribuíram, juntas, cerca de R$ 19,8 bilhões em dividendos aos seus acionistas. Em meio a esse pagamento, ele selecionou duas ações que podem ser as maiores pagadoras de dividendos em 2025.
Quais elétricas podem pagar bons dividendos em 2025?
Conforme o analista, a melhor empresa elétrica para dividendos é a ISA Energia (ISAE4). O especialista lembra que a companhia atua no segmento de transmissão, o qual ele estima ser previsível por seus contratos de longo prazo (30 anos) e são corrigidos por índices de inflação todos os anos.
“Comparando com seus pares, Taesa (TAEE11) e Alupar (ALUP11), a ISA Energia possui os melhores indicadores de endividamento, o vencimento médio de contratos mais longo e os menores múltiplos. Negociando a 7 vezes lucros, estimamos um dividend yield de ISA Energia em 10%”, diz Victor Bueno.
O especialista também relata que as ações da CPFL (CPFE3) estão atrativas para o investidor em relação aos dividendos. O sócio da Nord afirma que a distribuidora CPFL (que também atua em geração e transmissão) possui um rendimento em dividendos próximo de 9% e negocia nos menores múltiplos de seu segmento, de 7 vezes o lucro, o que torna o papel atrativo para a compra.
Publicidade
O analista não revela um preço-alvo para as duas ações no relatório. No entanto, ele afirma que essas podem ser as melhores ações para ganhar com dividendos do setor elétrico em 2025. Para saber de uma estratégia completa de proventos para esse ano, leia esta reportagem.