O dólar foi a moeda mais operada por pessoas físicas no mês de outubro. A divisa americana recupera a liderança após ter perdido protagonismo para o euro no mês anterior, que ocupa agora o segundo lugar no ranking da Travelex Confidence. Segundo o levantamento, o volume transacionado com o dólar aumentou em 10% sobre setembro.
Leia também
Apesar do avanço na análise mensal, em outubro a moeda americana alcançou patamares inferiores em relação ao mesmo período do ano passado (-9%). De acordo com Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, a valorização de 14% do dólar frente ao real é o principal motivo para esses números. A cotação passou de R$ 5,05 no fechamento de outubro de 2023 para R$ 5,77 em outubro de 2024.
O euro, por sua vez, desceu uma posição ao desvalorizar 20% no comparativo com o mês passado e diminuição no volume transacionado frente a outubro de 2023 (9%). “A diminuição do volume transacionado segue a mesma linha do dólar: uma maior valorização do euro frente ao real enfraquece a unidade monetária brasileira e, consequentemente, torna a Europa um destino mais caro”, afirma Arbex, em nota.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além do dólar americano e euro, três divisas completam o recorte das cinco moedas mais transacionadas em outubro: a libra esterlina, o dólar canadense e o iene, respectivamente. A divisa do Reino Unido apresentou um aumento de 23% no comparativo com setembro, enquanto o dólar canadense operou na contramão e fechou o período com uma queda de 20% no volume operado no mesmo período.
Pelo segundo mês consecutivo, o iene ocupou espaço no top 5, apresentando um aumento de 1% entre os dois meses, mas com notáveis 91% a mais de volume transacionado quando comparado com a média de 2022, o primeiro ano pós-pandemia, e 15% superior à média de 2023. O acordo entre os governos do Japão e Brasil, permitindo que brasileiros entrem no país asiático sem visto, reflete no comportamento do iene.
Confira o top 5 de venda de moedas de outubro:
Publicidade