Dólar está em uma trajetória de desvalorização global este ano. (Foto: Adobe Stock)
O dólar hoje opera estável nesta segunda-feira, com o mercado à espera de dados da inflação brasileira e dos Estados Unidos, que devem sair nesta semana. Em uma segunda-feira de agenda esvaziada, o mercado financeiro também segue atento aos desdobramentos do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Os investidores estão reticentes a alguma reação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a possível condenação de Bolsonaro.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Por volta das 9h, o dólar recuava 0,01%, a R$ 5,413. O mercado de câmbio aguarda dados da inflação americana medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que deve ser divulgado nesta quinta-feira (11). O dado deve balizar novamente as estimativas de corte de juros do banco central americano, o Federal Reserve (Fed). Um corte de juros do Fed tende a enfraquecer o dólar globalmente, inclusive em relação ao real.
De acordo com informações da plataforma FedWacht, que pertence a Bolsa de Chicago, 88,1% dos analistas estimam que o Fed deve cortar juros em 0,25 ponto porcentual na reunião de 17 de setembro, com a taxa de juro dos EUA (Fed Funds) caminhando para a faixa de 4,00% a 4,25% ao ano. Atualmente, o Fed Funds está entre 4,25% e 4,5%.
O presidente dos EUA, Donald Trump, mencionou na sexta-feira que seus candidatos favoritos para a presidência do Fed são o ex-diretor do BC americano Kevin Warsh, o atual diretor do Fed Christopher Waller e o diretor do Conselho Econômico Nacional dos EUA, Kevin Hassett. O nome do futuro presidente do Fed também é outro fator que pode impactar a cotação do dólar.
Julgamento de Bolsonaro pode impactar o dólar com possíveis novas sanções
No Brasil, os dados da inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sairão nesta quarta-feira (10). No entanto, o principal foco do mercado será o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ontem, na manifestação na Avenida Paulista pela anistia, havia até bandeiras dos EUA no dia da Independência do Brasil.
Integrantes do governo Lula acreditam haver “pouca margem” de negociação do governo brasileiro com a Casa Branca sobre as tarifas. Informações obtidas pelo governo indicam que novas sanções devem vir somente após os votos dos ministros. Ainda assim, o presidente Lula disse na sexta-feira acreditar que a relação entre os dois países voltará à normalidade.
Na sexta-feira, o dólar fechou em queda de 0,63%, a R$ 5,4124 após relatório de emprego (payroll) de agosto nos Estados Unidos ficar abaixo do esperado pelo mercado. A economia dos Estados Unidos criou 22 mil empregos em agosto, em termos líquidos, segundo relatório publicado hoje pelo Departamento do Trabalho do país. Analistas consultados pelo Broadcast esperavam criação de 76 mil postos no mês. Para mais informações sobre o dólar hoje, clique aqui.