• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Dólar hoje fecha em leve alta com cenário político agitado; investidores monitoram simpósio Jackson Hole, nos EUA

Falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, devem dar um novo norte para os investidores

Bruno Andrade é repórter do E-Investidor
Por Bruno Andrade

21/08/2025 | 9:05 Atualização: 21/08/2025 | 17:17

Notas de dólar. (Foto: Adobe Stock)
Notas de dólar. (Foto: Adobe Stock)

O dólar hoje fecha em alta de 0,11%, a R$ 5,4791, nesta quinta-feira (21), em meio ao cenário agitado na agenda doméstica, com o mercado atento aos dados da arrecadação e o noticiário político movimentado. A Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro e aliados e a pesquisa da Genial/Quest apontou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como favorito para vencer a eleição de 2026. No mercado internacional, os desdobramentos do Simpósio de Jackson Hole, do Federal Reserve (Fed), chamam a atenção para possíveis sinalizações de corte de juros do BC americano.

Leia mais:
  • XP acalma investidores da Petrobras (PETR4) após renúncia de presidente do Conselho
  • Inflação abaixo de 5% elevaria juro real a mais de 10%. Veja oportunidades na renda fixa
  • Fusão com Yduqs faz sentido, mas está fora da mesa neste momento, diz CEO da Cogna
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Cristiane Quartaroli, Economista-chefe da Ouribank, as falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole, devem dar um norte para o mercado em relação ao corte de juros nos EUA.

A fala de Powell está mercada para às 11h desta sexta-feira (22). Quartaroli comenta que os dados da economia americana seguem mistos, com os pedidos de auxílio de desemprego acima do esperado. O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos chegou a 235 mil na semana encerrada em 16 de agosto, segundo pesquisa divulgada pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. O resultado ficou acima da previsão de analistas consultados pela FactSet, de 229 mil solicitações.

“Os indicadores estão mistos, o que gera dúvidas sobre quais serão os próximos passos do Banco Central dos EUA. Além disso, o mercado está na expectativa do que o Powell falará amanhã. Desse modo, vemos o dólar ganhando força globalmente com os investidores buscando proteção diante dessas incertezas”, explica Quartaroli.

Já o dirigente do Fed de Kansas City, Jeff Schmid, reiterou que continua sendo apropriado que o banco central dos EUA mantenha uma postura de política monetária “modestamente restritiva”. Em entrevista à Bloomberg TV transmitida nesta quinta-feira, Schmid avaliou que os riscos de inflação são marginalmente maiores do que os riscos para o mercado de trabalho, ecoando a última ata de política monetária do Fed, divulgada ontem (20).

Vitória de Lula em 2026 também mexe com o câmbio

No cenário político, o mercado também acompanha a pesquisa Genial/Quaest, que mostra o presidente Lula avançando em todos os cenários de segundo turno e oscilando para cima contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O clima pode ser de cautela também devido ao humor no exterior e o mercado olha a arrecadação, que deve melhorar na margem.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda na política, a Polícia Federal indiciou ontem o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho “03”, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, ao tentar interferir no julgamento da ação penal do golpe.

Já o pastor Silas Malafaia foi alvo de mandado de busca e apreensão no aeroporto do Galeão ao chegar de Lisboa. O ministro do STF Alexandre de Moraes teve um cartão de bandeira americana bloqueado por ao menos um banco no Brasil desde a imposição de sanções financeiras pelos EUA.

Para Felipe Sant’Anna, especialista em Investimentos do Grupo Axia Investing, toda essa instabilidade política no Brasil faz o investidor comprar mais dólar para se proteger em moeda forte. “Portanto, a moeda americana ainda está ‘comportada’, frente ao seu potencial de alta”, diz Sant’Anna.

Ontem, o dólar fechou em queda de 0,51%, cotado a R$ 5,4729. A ata da reunião do Fed foi o grande balizador da véspera. Os membros do banco central americano disseram que o aumento da inflação no curto prazo parece provável, ainda que a magnitude, timing e persistência da inflação sejam incertas. Para mais informações sobre o dólar hoje, clique aqui.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Câmbio
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dolar
  • Economia
  • Internacional
  • moedas
Cotações
12/10/2025 16h21 (delay 15min)
Câmbio
12/10/2025 16h21 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Seu filho deve pensar que você tem menos dinheiro do que realmente tem”, diz influenciador Papai Financeiro

  • 2

    Trump anuncia tarifa extra de 100% à China: qual o impacto para o mercado?

  • 3

    Ela encontrou um novo jeito de vender casas de alto padrão: zombar dos ricos

  • 4

    Caso Ambipar revela o peso das 'letras miúdas' escondidas nos contratos de COEs

  • 5

    Educação financeira no Dia das Crianças: guia prático de mesada, hábitos e atividades que funcionam para falar de dinheiro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quando começará a entrega do benefício?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quando começará a entrega do benefício?
Imagem principal sobre o O horário de verão economizaria a conta de luz hoje?
Logo E-Investidor
O horário de verão economizaria a conta de luz hoje?
Imagem principal sobre o Dá para ganhar na loteria sem acertar nenhum número; saiba como
Logo E-Investidor
Dá para ganhar na loteria sem acertar nenhum número; saiba como
Imagem principal sobre o FGTS: quando começam as novas regras do saque-aniversário?
Logo E-Investidor
FGTS: quando começam as novas regras do saque-aniversário?
Imagem principal sobre o Quanto custa construir uma casa de 100m² em Minas Gerais?
Logo E-Investidor
Quanto custa construir uma casa de 100m² em Minas Gerais?
Imagem principal sobre o Taylor Swift: filme sobre o álbum "Life of a Showgirl" arrecada valor milionário
Logo E-Investidor
Taylor Swift: filme sobre o álbum "Life of a Showgirl" arrecada valor milionário
Imagem principal sobre o Quanto custa construir uma casa de 100m² no Alagoas?
Logo E-Investidor
Quanto custa construir uma casa de 100m² no Alagoas?
Imagem principal sobre o Maneiras de ensinar economia para crianças com o uso de cofrinhos
Logo E-Investidor
Maneiras de ensinar economia para crianças com o uso de cofrinhos
Últimas: Mercado
Trump anuncia tarifa extra de 100% à China: qual o impacto para o mercado?
Mercado
Trump anuncia tarifa extra de 100% à China: qual o impacto para o mercado?

EWZ, principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado em Nova York, recuava 2,97% após o anúncio

10/10/2025 | 19h38 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa termina a semana com menos de 10 ações no positivo; Raízen afunda 13,8% e lidera perdas
Mercado
Ibovespa termina a semana com menos de 10 ações no positivo; Raízen afunda 13,8% e lidera perdas

O índice terminou o período em baixa de 2,44%, passando de 144.200,65 pontos para 140.680,34 pontos

10/10/2025 | 18h50 | Por Jenne Andrade
Ibovespa hoje: Engie (EGIE3) lidera altas e CSN (CSNA3) derrete 6%
Mercado
Ibovespa hoje: Engie (EGIE3) lidera altas e CSN (CSNA3) derrete 6%

Índice da B3 fechou em queda, enquanto o dólar terminou no maior nível desde o mês de agosto

10/10/2025 | 18h07 | Por Beatriz Rocha
Dólar fecha no maior nível desde agosto após Trump ameaçar China com novas tarifas
Mercado
Dólar fecha no maior nível desde agosto após Trump ameaçar China com novas tarifas

Pronunciamento causou pânico no mercado com disparada de 31% do índice do medo em Nova York. Trump acabou confirmando tarifas de 100% à China

10/10/2025 | 14h56 | Por Bruno Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador