Publicidade

Mercado

Eletrobras faz 1ª assembleia após privatização; O que está em jogo?

Reunião começa no início da tarde desta sexta-feira e será realizada digitalmente

Eletrobras faz 1ª assembleia após privatização; O que está em jogo?
Logo da Eletrobras em unidade do Rio de Janeiro 04/02/2022 REUTERS/Pilar Olivares
  • O Estatuto Social da empresa estabelece o prazo de gestão unificado de dois anos, sendo permitidas, no máximo, três reconduções consecutivas
  • A medida é autorizada por regulamento da B3 que permite, excepcionalmente, para fins de transição, que quando deixar de existir acionista controlador titular de mais de 50% do capital votante da empresa

Por Ludmylla Rocha – A Eletrobras realiza hoje (5) a primeira assembleia depois de ter sido capitalizada. Na pauta da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que começa às 13h30 e será realizada digitalmente, está a escolha do novo Conselho de Administração da companhia e a definição de duração de seu mandato.

O Estatuto Social da empresa estabelece o prazo de gestão unificado de dois anos, sendo permitidas, no máximo, três reconduções consecutivas. Acionistas que representam mais de 5% do capital social da empresa, porém, requisitaram que fosse incluída na ordem do dia a seguinte deliberação: “Fixar prazo para o mandato unificado do Conselho de Administração, excepcionalmente até a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em 2025”.

A medida é autorizada por regulamento da B3 que permite, excepcionalmente, para fins de transição, que quando deixar de existir acionista controlador titular de mais de 50% do capital votante da empresa, os membros do Conselho de Administração possam ser eleitos, uma única vez, com mandato unificado de até três anos.

Chapa única

O colegiado será formado por 11 integrantes, sendo um pelos acionistas titulares de ações preferenciais, três membros independentes, um eleito pelos empregados e os demais eleitos pelos titulares de ações ordinárias.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma única chapa foi apresentada com os seguintes nomes: Carlos Augusto Leone Piani, Daniel Alves Ferreira, Felipe Vilela Dias, Ivan de Souza Monteiro, Marcelo de Siqueira Freitas, Marcelo Gasparino da Silva, Marisete Fatima Dadald Pereira, Octavio Cortes Pereira Lopes e Vicente Falconi Campos.

Para representar os titulares de ações preferenciais o nome apresentado é Pedro Batista de Lima Filho.

Definição de diretor-presidente

Embora não esteja nominalmente na pauta da reunião, o novo Conselho pode optar por já anunciar o novo diretor-presidente da companhia. Segundo apurou o Estadão, o ex-presidente da elétrica Wilson Ferreira Jr. deverá ser indicado para o cargo.

No dia 20, a Vibra Energia comunicou ao mercado a saída de Ferreira do comando da companhia. Ele foi um dos responsáveis pelo choque de governança realizado na Eletrobras após 2016 e é citado, inclusive por membros do governo federal, como um dos responsáveis pela capitalização da companhia.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos