

Após disparar 99% nos últimos 12 meses, alguns investidores podem se questionar se a ação da Embraer (EMBR3) continua atrativa e se o ativo pode entregar uma alta ainda maior. Para a equipe da XP Investimentos, o preço das ações da companhia já reflete exatamente o que ela vale, por isso, o investidor deve manter o papel caso já o tenha na carteira e evitar entrar, se não tiver EMBR3 no portfólio.
Os analistas explicam que 2025 tende a ser um ano positivo para a empresa, com algumas encomendas garantidas até 2027, o que pode dar uma certa previsibilidade para a fabricante de aviões no longo prazo. No entanto, eles comentam que o atual preço da empresa mostra que o mercado precifica a ação EMBR3 como um ativo baseado nos EUA, com um custo de capital mais baixo em comparação com o que os especialistas consideram razoável.
“Além de um menor custo de capital, também teríamos que incorporar uma melhoria operacional mais significativa (tanto na receita quanto na rentabilidade) para sugerir um cenário com um upside (potencial de alta) significativo”, dizem Lucas Laghi, Fernanda Urbano e Guilherme Nippes, que assinam o relatório da XP.
O que o preço da ação da Embraer diz sobre a empresa?
De modo geral, eles comentam que o valuation (valor de mercado) mais do que reflete a atual perspectiva positiva de crescimento de lucros de longo prazo e que, para o papel ter novas altas, o mercado teria que estimar uma melhora ainda maior dos números da companhia. Todavia, a empresa ainda não deu indícios de uma entrega acima do que já é esperado e a XP estima que isso não deve acontecer. Sendo assim, os especialistas dizem que o preço da ação da Embraer reflete exatamente o que a empresa deve entregar.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Acreditamos que o valuation mais do que reflete a perspectiva positiva de crescimento de lucros de longo prazo mencionada acima, com múltiplos e os ricos reduzindo a atratividade do risco em relação à recompensa da história das ações da Embraer, em nossa opinião”, apontam Laghi, Urbano e Nippes.
A XP tem recomendação neutra para Embraer (EMBR3) com preço-alvo de R$ 54,00 para o fim de 2025, uma potencial queda de 18,63% na comparação com o fechamento de sexta-feira (28), quando a ação encerrou o pregão a R$ 66,36. Ou seja, o investidor não deve vender as ações que possui, pois a empresa contínua com bons fundamentos, mas não deve comprar novas ações, pois o preço do papel está caro.