A ação brasileira que bateu as Magnificent 7 em retorno; e só perde para a Nvidia em 5 anos
Embraer (EMBR3) supera Nvidia, Apple, Microsoft e Amazon em 12 meses; levantamento leva em conta retorno antes do tarifaço, que impacta a brasileira este mês
Os mercados globais de investimento foram dominados pelas teses de tecnologia e inteligência artificial nos últimos anos, um boom de valorização que alçou as big techs americanas aos postos de companhias mais valiosas do mundo. Mas isso não significa que elas sejam imbatíveis. A brasileira Embraer (EMBR3) supera Nvidia, Apple, Microsoft e Amazon em termos de retorno em dólares em 2025 e em 12 meses.
Em prazos maiores, a fabricante de aeronaves brasileira também não decepcionou: em períodos entre 2 a 5 anos, só rendeu menos que a Nvidia, a primeira empresa do mundo a superar US$ 4 trilhões em valor de mercado.
Os dados foram levantados por Einar Rivero, da Elos Ayta Consultoria.
Os desempenhos correspondem até o fechamento de junho. Depois, a Embraer se viu no meio do imbróglio tarifário entre Brasil e Estados Unidos, anunciado no dia 09 deste mês. Se as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados nos EUA passarem a valer, na sexta-feira (01), a empresa pode ser uma das principais impactadas pois exporta muitas aeronaves. Especialistas traçam projeções nesta outra reportagem.
Por causa dessa incerteza, as ações da Embraer têm queda perto de 10% em julho.