Embraer (EMBR3), a produtora de jatos brasileira (Foto: divulgação/ Embraer)
A Embraer(EMBR3) reportou lucro líquido ajustado de R$ 289,4 milhões no terceiro trimestre de 2025, queda de 76,37% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a companhia apresentou ganhos de R$ 1,22 bilhão. Já o lucro líquido atribuído aos acionistas foi de R$ 622,6 milhões, baixa de 53,89% em relação ao mesmo ciclo de 2024.
A diferença entre o lucro líquido ajustado e o atribuível aos acionistas é que o primeiro exclui itens extraordinários, como R$ 160,6 milhões em impostos diferidos e R$ 172,6 milhões referentes aos resultados da Eve. Ainda assim, a Embraer teve queda no lucro em ambas as bases de ajustes. Segundo a companhia, o trimestre foi impactado por resultados operacionais menores na Aviação Executiva e Serviços & Suporte.
Além disso, as tarifas de importação dos EUA totalizaram US$ 17 milhões no trimestre ou US$ 27 milhões no acumulado do ano. No período de julho a setembro de 2025, as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recaíram sobre os setores de aviação executiva (US$15 milhões) e serviços e suporte (US$2 milhões).
O Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda) ajustado foi de R$ 1,27 bilhão no terceiro trimestre de 2025, baixa de 35,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. A receita consolidada de R$ 10,9 bilhões no terceiro trimestre de 2025 representou um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“A Aviação Comercial e Defesa & Segurança, cujas receitas cresceram 28% e 24% em relação ao ano anterior, foram destaques no trimestre. Enquanto isso, Serviços & Suporte e Aviação Executiva também apresentaram bom desempenho, com aumentos de 14% e 1% em relação ao mesmo ciclo do ano anterior, respectivamente”, diz a fabricante de jatos.
O fluxo de caixa livre ajustado da Embraer (EMBR3), individualmente, foi de R$ 1,6 bilhão no terceiro trimestre de 2025. A geração líquida de caixa durante o período foi sustentada principalmente pelas atividades operacionais (R$ 1,2 bilhão EBITDA) e pela menor necessidade de capital de giro (R$ 1,1 bilhão), devido ao maior número de entregas de aeronaves e à redução do contas a receber de clientes durante o trimestre.