O que este conteúdo fez por você?
- A aquisição marca a entrada da Equatorial em distribuição no centro-oeste do País, ressalta a Ativa Investimentos
A notícia de que a Equatorial Energia (EQTL3) adquiriu a Celg-D repercutiu bem no mercado depois de ser anunciada nesta sexta-feira (23).
Leia também
Como reflexo disso, as ações da companhia lideram com folga a ponta positiva do Ibovespa, em um pregão majoritariamente negativo na B3.
Às 12h58, a EQTL3 operava com alta de 8,31% cotada a R$ 27,11.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Equatorial informou que adquiriu da Enel Brasil o controle acionário de 99,964% do capital votante da Celg-D, uma distribuidora de energia de Goiás. A compra foi realizada por R$ 1,575 bilhão que, junto com dívidas, totaliza cerca de 7,5 bilhões.
A aquisição marca a entrada da Equatorial em distribuição no centro-oeste do País, ressalta a Ativa Investimentos. “Pelos valores envolvidos, acreditamos que a aquisição seja positiva para a Equatorial em função de sua atratividade”, diz o comentário.
Ainda assim, em um primeiro momento, a compra aumenta a alavancagem da empresa, “o que pode ser interpretado negativamente pelo mercado, sobretudo diante do momento atual que envolve alto custo de capital e inflação, o que pode dificultar a absorção de sinergias e demais avanços operacionais e financeiros da operação durante os próximos trimestres”, destaca a Ativa.
A Equatorial fornecerá mais informações sobre a aquisição em conferência ao mercado a ser realizada nesta tarde.
Publicidade