A Investo, gestora independente de fundos negociados em bolsa (Exchange Traded Fund – ETF), lança nesta segunda-feira (3), o HODL11, novo ETF com exposição direta ao bitcoin. O fundo será negociado na B3 com preço inicial próximo a R$ 100,00 e segue o índice MarketVector Bitcoin Benchmark Rate, que reflete o preço spot (negócios realizados com pagamento à vista) da criptomoeda.
O lançamento ocorre em um momento de forte valorização do bitcoin, que tem sido cada vez mais incorporado às carteiras de investidores institucionais e individuais. Nos Estados Unidos, onde o fundo já opera, são geridos mais de US$ 1,5 bilhão em ativos. Um dos fatores que vêm impulsionando o interesse pelo bitcoin é a adoção de políticas mais favoráveis por parte do governo americano, incluindo a proposta de criação de uma reserva estratégica da criptomoeda pelo Tesouro dos EUA.
Segundo Cauê Mançanares, CEO da Investo, o HODL11 se diferencia pela combinação de diversificação, liquidez e custo reduzido. A liquidez do ETF é garantida pelo BTG, que atua como formador de mercado, e a taxa de administração, atualmente zerada, passará a ser de 0,20% ao ano a partir de agosto de 2025, sendo uma das menores da categoria.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, o HODL11 traz exposição ao bitcoin por meio do ETF HODL, listado nos Estados Unidos e gerido pela VanEck, gestora global reconhecida por sua atuação no mercado de criptomoedas. Para os investidores brasileiros, a tributação do ETF seguirá as mesmas regras dos ativos de renda variável, com alíquota de 15% sobre o ganho de capital em operações comuns e 20% para operações de day trade.