Mercado

Fechamento de Mercado: Ibovespa tem 4º pregão seguido de alta

Fechamento de Mercado: Ibovespa tem 4º pregão seguido de alta
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

A perspectiva de encerramento do ciclo de aumentos de juros favoreceu a demanda por ações no Brasil, o que contribuiu para que o Ibovespa operasse na contramão do exterior. O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta pelo quarto pregão consecutivo, aos 106.472 pontos, com valorização de 0,55% e giro financeiro de R$ 26,1 bilhões. Os ganhos na bolsa brasileira se concentraram principalmente nas ações de commodities.

Porém, o principal destaque da sessão desta sexta-feira (05) foi a divulgação do relatório de empregos nos Estados Unidos, o Payroll. Foram criadas 528 mil novas vagas, bem acima do esperado (250 mil), e os números dos últimos meses foram revisados para cima. A taxa de desemprego chegou ao menor nível em 50 anos ao atingir 3,5% e veio acompanhada de um avanço dos salários.

Se por um lado os dados afastam a ideia de recessão nos Estados Unidos, por outro eles reforçam os temores de inflação e de alta de juros no país. Com isso, o mercado voltou a ajustar as projeções, agora com a maioria das apostas em mais um aumento de 0,75 ponto porcentual na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), a autoridade monetária norte-americana, em setembro, uma vez que o mercado de trabalho do país continua aquecido.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesse cenário, as bolsas na Europa fecharam em sua maioria em baixa e os índices futuros em Nova York não seguiram um viés único.

No mercado de câmbio, a sessão foi de valorização do real contra o dólar em contraposição ao movimento visto ante outras divisas no exterior, onde se manteve forte diante da perspectiva da sequência de alta dos juros nos EUA. A moeda norte-americana no mercado à vista fechou cotada aos R$ 5,17 com queda de 1,03%.

Na agenda econômica da próxima semana, o destaque fica por conta da divulgação de dados de inflação de julho tanto no Brasil (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) quanto nos EUA (índice de preços ao consumidor – CPI, em tradução livre).

 

Publicidade