Mercado

Fechamento de Mercado: Ibovespa encerra acima dos 108 mil pontos

Fechamento de Mercado: Ibovespa encerra acima dos 108 mil pontos
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

No exterior, os mercados acionários na Europa começaram a semana com tom positivo, com ações do
setor de energia apoiadas pelos ganhos do petróleo. Nos EUA, os principais índices acionários fecharam sem direção única, acompanhando resultados financeiros trimestrais. O índice DXY do dólar caiu hoje, enquanto os rendimentos dos treasuries também recuaram. No exterior, os investidores aguardam a divulgação do CPI americano na quarta-feira.

O resultado do indicador pode consolidar as expectativas de alta de 75 pontos base pelo Federal Reserve na próxima reunião monetária em setembro. No Brasil, em dia de agenda econômica vazia, o Ibovespa seguiu em alta firme ao longo da tarde, na linha dos 108 mil pontos, com avanço de mais de 3% das ações da Petrobras. Ao final do pregão, o índice era negociado aos 108.402 pontos, com avanço de 1,81% e giro financeiro de R$ 30 bilhões.

Entre as maiores altas e baixas do dia, os papeis de Hapvida, Rede D’or e SulAmerica figuraram entre as maiores altas, após a divulgação dos dados da ANS. Na ponta contrária, as ações da JBS estiveram entre as maiores perdas do dia, após a divulgação dos números da Tyson.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O dólar vs. real, por sua vez, recuou 1,04%, encerrando cotado aos R$ 5,11. Com a queda do dólar e do retorno das treasuries, as taxas dos principais contratos futuros de DI, sobretudo os longos, recuaram. Na agenda desta terça-feira, destaque para a divulgação da ata do Copom e para o IPCA de julho. No âmbito corporativo, o Itaú vai reportar seus números do 2T22 ainda hoje, após o fechamento do mercado.