Publicidade

Mercado

Fechamento de Mercado: Ibovespa fecha em alta na contramão das bolsas americanas

Fechamento de Mercado: Ibovespa fecha em alta na contramão das bolsas americanas
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

No exterior, o ambiente é de compasso de espera pelo índice de preços ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos, que será divulgado amanhã. O resultado da inflação será importante para definir os rumos de política monetária nos EUA. Caso o CPI venha forte, o banco central norte-americano (Fed) deve manter posição agressiva quanto aos juros, o que favorece o dólar e coloca pressão sobre commodities cotadas na divisa americana.

Neste ambiente, as bolsas americanas encerraram a sessão em queda, com destaque para o índice Nasdaq que encerrou com recuo superior a 1%. No Brasil, os principais direcionadores do período matutino foram a divulgação da ata do Copom e do IPCA de julho.

Sobre a inflação, os efeitos das desonerações nos preços dos combustíveis e energia mais os cortes no preço da gasolina na bomba apareceram no resultado de julho que apresentou deflação de 0,68% na variação mensal, queda maior do que previam os analistas (-0,66%).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com isso, o IPCA acumula alta de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%, abaixo dos 11,89% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Quanto à ata, o BC deu mais detalhes sobre os próximos passos de política monetária. Após o último ajuste, o comitê avaliou que, a estratégia exigida para trazer a inflação projetada para ao redor da meta no horizonte relevante de política monetária requereria a “manutenção da taxa de juros em território significativamente contracionista por um período suficientemente prolongado”.

Neste sentido, o plano A do BC parece ser encerrar o ciclo de aperto monetário em 13,75% p.p. e permanecer com a taxa de juros neste patamar até meados de 2023. Depois de uma manhã movimentada, ao longo da tarde, os ativos domésticos tiveram oscilações moderadas, com os investidores promovendo ajustes.

O dólar seguiu em leve alta ante o real, devolvendo parte das perdas dos últimos dias. Ao final do pregão, o dólar vs. real avançou 0,32%, encerrando cotado aos R$ 5,13. No mercado de ações, o Ibovespa operou próximo da estabilidade no período vespertino.

Ao final da sessão, o Ibovespa operava aos 108.651 pontos, com alta de 0,23% e giro financeiro de R$ 27 bilhões. Entre as maiores altas e baixas do dia, na ponta positiva, destaque para as ações do Itaú e Itaúsa, após a divulgação do balanço do 2T22.

Na ponta contrária, destaque para as ações da CVC que estiveram entre as maiores perdas do dia com
revisões de recomendação de outras casas de investimento.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>