Publicidade

Mercado

Fechamento de Mercado: Ibovespa em alta no primeiro pregão de setembro

Fechamento de Mercado: Ibovespa em alta no primeiro pregão de setembro
Painel da B3. (Amanda Perobelli/ Reuters)

As principais praças na Europa encerraram a quarta-feira em alta, refletindo comentários de dirigentes do BCE e indicadores econômicos. Investidores monitoraram a divulgação de índices de gerentes de compras (PMIs) industriais da Zona do Euro, Alemanha e Reino Unido que caíram nas leituras finais de agosto. Entretanto, apesar dos recuos, o setor de manufatura das três economias segue em expansão, ainda que em um ritmo mais fraco.

Nos EUA, pela manhã, os investidores avaliaram os números do ADP com a criação mais fraca do que o esperado de empregos no setor privado em agosto. Em um momento que o mercado de trabalho tem sido a chave para o Fed em relação ao momento do tapering, com a instituição focada no pleno emprego, este resultado deu impulso para as bolsas americanas que fecharam mais um dia em alta.

No Brasil, os investidores começaram o dia avaliando a divulgação do PIB do 2T21. O resultado ficou aquém do esperado e a abertura foi desfavorável, apontando uma fraqueza nos investimentos e no consumo das famílias principalmente considerando a extensão do auxílio emergencial. Em função deste resultado, os economistas fizeram ajustes para baixo em suas projeções de crescimento para 2021 e, principalmente, 2022, também considerando inflação pressionada com o novo reajuste da bandeira vermelha. Além disso, o mercado seguiu avaliando os sinais de fraqueza da economia chinesa e as notícias de restrições à produção de aço, o que teve impacto na cotação do minério de ferro que encerrou o pregão com queda de mais de 6%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Bolsa, o Ibovespa se firmou no terreno positivo ao longo da tarde em meio ao pronunciamento mais favorável do ministro da economia Paulo Guedes. Os investidores seguem na expectativa da votação da reforma do IR na Câmara que pode acontecer ainda hoje. Ao final do pregão, o índice era negociado aos 119.396 pontos, com avanço de 0,52%. O dólar, por sua vez, encerrou em alta de 0,25%, cotado a R$ 5,18.

 

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>