Hoje foi feriado do dia dos veteranos nos Estados Unidos, com mercado de treasuries fechado, o que reduziu o volume de negociações. No Brasil, os investidores começaram o dia avaliando os dados do varejo do mês de setembro. As vendas no varejo caíram 1,3% na variação mensal.
As vendas estão agora 0,4% abaixo do valor pré-pandêmico de fevereiro de 2020 e este resultado veio bem abaixo do consenso (-0,6% na variação mensal). A disseminação da queda entre as atividades do
varejo evidencia os efeitos da inflação elevada e mercado de trabalho frágil sobre a atividade.
Diante deste resultado, os juros futuros fecharam a sessão regular em baixa nos contratos de curto
e médio prazos, ajustando a precificação da curva para o ciclo de alta da Selic, aliviando os prêmios
de risco. O dólar fechou o dia em queda de 1,74%, cotado aos R$ 5,40, também ajudando a explicar o movimento da curva.
Para o Ibovespa, o dia foi de apetite por risco. O índice chegou a subir mais de 2% mas, ao final do pregão, encerrou aos 107.595 pontos, com alta de 1,54% e giro financeiro de R$ 37 bilhões. Dentre os setores, destaque para as construtoras e para os papeis de varejo que foram impulsionados também pelo alivio na curva de juros. Nesta sexta-feira, destaque para a divulgação da pesquisa mensal de serviços.