As bolsas da Europa tiveram nova sessão de alta após o CPI americano confirmar a expectativa de desaceleração da taxa de inflação em dezembro nos EUA. O indicador caiu 0,1% em dezembro ante novembro, abaixo da mediana das projeções. Na leitura anualizada o CPI subiu 6,5% em dezembro.
Leia também
O entendimento é de que o movimento de aperto monetário está surtindo efeito, aumentando a expectativa de arrefecimento no ímpeto da elevação das taxas de juros nos próximos meses. Assim, as bolsas em NY subiram.
Por aqui, o Ibovespa iniciou o dia no campo negativo, na esteira do Fato Relevante publicado na data de ontem pela varejista Americanas, que apontou inconsistências nos seus lançamentos contábeis.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda pela manhã, o volume de serviços de novembro veio estável ante outubro, abaixo das projeções e contribuiu para o movimento de fechamento da curva de juros, na maioria dos vértices, uma vez que o movimento sinaliza desaquecimento da atividade econômica. Além disso, o dia foi de apresentação do primeiro pacote econômico do ministério da Fazenda, mas este não foi suficiente para mudar o rumo dos negócios.
Nesse pano de fundo, o índice acionário interrompeu a sequência de alta e ao término da sessão era cotado aos 111.850 pontos com queda de 0,59% e giro financeiro de R$ 32,4 bilhões. No câmbio, o dólar depreciou frente ao real registrando queda de 1,55% encerrando a R$ 5,10. Para a sessão de sexta-feira, a agenda local reserva o índice IBC-Br de novembro.