Mercado

Fechamento de mercado: Ibovespa descola do exterior e fecha em baixa

Fechamento de mercado: Ibovespa descola do exterior e fecha em baixa
Bolsa de Valores em São Paulo Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

A sessão desta terça-feira foi de continuidade na recuperação das bolsas europeias após as fortes quedas da última semana. Nem mesmo a fala do economista-chefe do Banco da Inglaterra, Huw Pill, de que se houver evidências de pressão inflacionárias persistentes terão de agir com mais força, fez diferença para o comportamento dos mercados locais, com os principais índices acionários encerrando no terreno positivo.

Já nos Estados Unidos, em dia de agenda menos relevante e após o feriado da véspera, o dia foi
de recuperação consistente nos mercados, com destaque para o índice Nasdaq, que avançou 2,51%. Para as commodities, o minério de ferro avançou mais de 3% hoje, em movimento de recuperação parcial, após a queda expressiva na sessão anterior, contribuindo para o movimento positivo das ações da Vale e siderúrgicas aqui no Brasil. Enquanto isso, o petróleo encerrou em alta comedida, após a Casa Branca comentar sobre a importação de petróleo russo pela China, depois ter subido mais de 1% pela manhã.

Aqui no Brasil, o Ibovespa abriu o pregão acompanhando os movimentos externos e, na máxima do dia, superou os 101 mil pontos, enquanto as discussões ao redor da política de preços de combustíveis
adotada pela Petrobras seguiram no radar e penalizaram as ações da companhia. Ainda neste tema,
durante à tarde, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, em audiência na Câmara dos Deputados, questionou a manutenção da atual política adotada pela companhia, contribuindo para queda das ações da estatal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda pela manhã, a agenda reservou a ata referente à última reunião do Copom, a qual
abordamos em maior profundidade nas próximas páginas. O dia ainda reservou avaliações da OCDE para o Brasil, mas que ficaram em segundo plano. Neste contexto, o Ibovespa flutuou no terreno negativo durante à tarde e encerrou descolado do exterior, com leve queda de 0,17%, cotado aos 99.685 pontos e um giro financeiro abaixo da média recente, em R$ 22,7 bilhões.

No mercado de câmbio, o dólar frente ao real teve comportamento semelhante ao visto no exterior, enfraquecido diante de outras moedas, assim, encerrou com queda de 0,63%, cotado aos R$ 5,15. Para esta quarta-feira, a agenda reserva o índice de Confiança do Consumidor de junho na Zona do Euro e, nos EUA, o presidente do Fed, Jerome Powell, fará discurso no Senado.