Publicidade

Mercado

Fechamento de Mercado: Ibovespa encerra em queda de 0,89%

Fechamento de Mercado: Ibovespa encerra em queda de 0,89%
Painel da B3. (Amanda Perobelli/ Reuters)

Na Europa, as preocupações giraram em torno dos novos casos de covid-19 na região e dos anúncios de restrições à mobilidade urbana. Assim, as bolsas europeias encerraram o pregão desta segunda-feira sem sinal único. Nos EUA, o destaque do pregão foi a indicação de Jerome Powell para um segundo mandato no Federal Reserve. Em pronunciamento, Powell disse que o Fed está em posição “forte” para “atacar” a alta de preços.

Este discurso mais duro gerou pressão no mercado de títulos norte-americano (treasuries) que respondeu com taxas em alta. No mercado de câmbio, o dia foi de fortalecimento do dólar frente às moedas fortes e às de países emergentes. As bolsas americanas fecharam em queda com destaque para o recuo do Nasdaq, na medida em que a alta da inflação americana pode exigir que o Fed acelere a velocidade do Tapering.

Já no Brasil, o dia foi de volatilidade. Pela manhã, o Ibovespa chegou a subir 1,2%, impulsionado pela alta das commodities. Entretanto, ao longo do dia, o principal índice da bolsa brasileira inverteu o sinal e fechou em queda, com cautela com fiscal e piora no exterior.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em dia de agenda econômica escassa, os investidores avaliaram pela manhã as novas projeções econômicas da Pesquisa Focus. O mercado revisou novamente para cima a projeção de inflação para final de 2022, o que exigiu uma nova revisão para cima de Selic para 2022 (11,25%, ante 11% na semana passada). Quanto ao fiscal, as indefinições quanto à PEC dos precatórios também pesaram nos negócios hoje.

Assim, o Ibovespa encerrou aos 102.122 pontos, com queda de 0,89%. A queda foi suavizada pela alta da Vale e demais papeis do setor de siderurgia. O dólar, por sua vez, encerrou em queda de 0,27%, cotado a R$ 5,59. Na agenda desta terça-feira, destaque para as divulgações dos PMI na Europa, que devem sinalizar o impacto da nova onda de covid-19 na atividade econômica do bloco.

 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>