Mercado

Fechamento de Mercado: Ibovespa fecha o dia estável

Fechamento de Mercado: Ibovespa fecha o dia estável
Painel da B3. (Amanda Perobelli/ Reuters)

No exterior, no início da tarde, as bolsas europeias fecharam a sessão em alta. Os investidores acompanharam os pronunciamentos de diversos dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e dados macroeconômicos da economia alemã. Sobre o BCE, a expectativa do mercado é que a primeira alta de juros por lá ocorra no mês de julho. Quanto aos dados, o índice de confiança do consumidor, assim como o PIB da Alemanha, vieram com resultados em linha com o esperado.

Para os mercados norte-americanos, o destaque do dia ficou por conta da divulgação da ata referente a última decisão de política monetária do Fed. De acordo com o documento, o Fed observa que será importante avançar rapidamente para política monetária mais neutra. Além disso, a ata acrescenta que uma postura mais restritiva pode ser necessária, a depender das perspectivas futuras.

Por fim, os dirigentes apoiaram alta de 0,5 p.p. nos juros básicos nas próximas reuniões e esperam crescimento sólido da economia no 2T22. Após a divulgação, os índices futuros em NY mostraram ganhos mais firmes e fecharam o dia em alta. Vale destacar o movimento do índice Nasdaq, que fechou com avanço de cerca de 1,5%. No mercado de commodities, o petróleo fechou em alta moderada, enquanto o mercado acompanha sinais mistos em relação à oferta global da commodity energética. O dia também foi favorável para o minério de ferro, que subiu mais de 1% na China nesta madrugada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, os investidores passaram o dia em compasso de espera pela aprovação na Câmara do projeto do ICMS. Caso seja aprovado, isso poderia trazer um alívio de cerca de 1 p.p. no IPCA do ano. Para o Ibovespa, o dia foi marcado por volatilidade. O índice chegou a ameaçar a perda do patamar dos 110 mil pontos mas, ao longo da tarde, na esteira da melhora vista nos mercados em NY, o índice mostrou uma recuperação. Assim, ao final do pregão, o índice era negociado aos 110.580 pontos, encerrando estável e giro financeiro de R$ 23 bilhões.

O dólar vs. real, por sua vez, fechou em alta de 0,18%, cotado a R$ 4,82. Na agenda desta quinta-feira, destaque para a divulgação do PIB americano leitura final referente ao 1T22.