A cautela vista no exterior no final da semana passada se estendeu para o pregão desta segunda-feira. Os investidores permanecem preocupados com a economia em meio aos apertos monetários em curso, problemas fiscais em países europeus e tensão geopolítica vinda da Rússia.
Ainda, a pressão é renovada por comentários de dirigentes do Federal Reserve. Assim, as bolsas americanas encerraram o dia em queda.
No Brasil, o clima adverso no exterior bem como a reta final para o primeiro turno das eleições presidenciais induziram a busca por proteção. Os investidores também aguardam uma agenda econômica semanal, que inclui ata do Copom, IPCA-15 de setembro e Relatório Trimestral de Inflação.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Assim, a segunda-feira foi marcada por queda do Ibovespa e alta do dólar vs. real. Desta forma, ao final da sessão, o Ibovespa encerrou aos 109.114 pontos, com queda de 2,33% e giro financeiro de R$ 31 bilhões.
O dólar vs. real, por sua vez, fechou em alta de 2,53%, cotado a R$ 5,38. Os juros futuros subiram desde a abertura, principalmente nos vencimentos de longo prazo, mais sensíveis ao clima externo.