As bolsas mundiais tiveram alivio nessa sexta-feira, após o aguardado discurso do presidente do
FED, Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole. Powell disse que a autoridade monetária ainda não cumpriu a meta em relação ao pleno emprego e que a inflação segue sob efeito de fatores transitórios e ressaltando que os efeitos da variante Delta ainda trazem dúvidas sobre o ritmo da retomada econômica mundial. O discurso afastou momentaneamente as preocupações de que o processo de retirada de estímulos (tapering) comece a ser esboçada em setembro, mas ressaltou que a maioria dos dirigentes concorda em reduzir as compras de ativos ainda esse ano, caso a economia continue avançando.
Leia também
Com isso, as bolsas americanas encerraram em alta, com a Nasdaq e o S&P renovando máximas históricas de fechamento. No mercado interno, o Ibovespa seguiu o bom humor externo, encerrando em alta de 1,65% aos 120.668 pontos, mas com os investidores ainda de olho no comportamento da inflação, com a definição do valor da bandeira vermelha 2 da energia elétrica ainda a ser divulgado.
Na agenda, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) do mês de julho mostrou avanço de 1,94% ante alta de 1,29% em junho. Para as commodities, o pregão também foi positivo, com ganhos para o petróleo e minério de ferro. O dólar encerrou cotado aos R$ 5,20, com queda de 1,17%. Para a agenda da próxima semana, destaque para a PNAD de junho na terça-feira, o PIB do 2° trimestre na quarta-feira e a produção industrial na quinta-feira.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos