Mercado

Fechamento de mercado: Ibovespa recua com cenário global adverso

Fechamento de mercado: Ibovespa recua com cenário global adverso
Ibovespa sobe após sequência de perdas 28/10/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

Após uma abertura em alta da bolsa brasileira nesta quarta-feira (29), os investidores voltaram a adotar postura mais cautelosa sob estresse do cenário global e ainda preocupados com a trajetória fiscal do País. No fim, o Ibovespa tinha baixa de 0,96%, aos 99.622 pontos e giro financeiro de R$ 20 bilhões. No câmbio, o dólar subiu no exterior, mas recuou 1,4% frente ao real, aos R$ 5,19.

A sessão de hoje foi de volatilidade para os ativos em meio à uma série de depoimentos de autoridades monetárias e em dia de Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano. Mais cedo, as bolsas da Europa recuaram após leitura de indicadores na região. Entre os pronunciamentos, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse ser improvável que a zona do euro retome ao cenário de inflação anterior à pandemia do Covid-19.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, foi divulgado a terceira e última leitura do PIB do primeiro trimestre, que apresentou contração anualizada de 1,6%, pouco pior que a mediana estimada de -1,5%, com dados de serviços mais fracos. Além disso, Jerome Powell, presidente do Fed (banco central norte-americano), também falou e manteve seu otimismo quanto um provável pouso suave da economia dos EUA diante do ciclo de aperto monetário.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Contudo, Powell reforçou que o Fed deve manter uma postura mais agressiva, uma vez que não é possível assumir que as expectativas de inflação estão ancoradas. Disse ainda que é provável que “alguma dor”, do ponto de vista econômico, aconteça em resposta ao processo de elevação de juros, mas que seria mais grave fracassar em combater a inflação.

Neste cenário, as bolsas dos EUA operaram em baixa durante o dia, mas acabaram mostrando alguma reação no fim desta quarta-feira, encerrando sem direção.