Nesta sexta-feira as bolsas da Europa fecharam com sinais mistos após a inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro atingir a máxima histórica de 5% em dezembro. Nos EUA, os mercados apresentam comportamento volátil após o payroll de dezembro apresentar a geração de 199 mil novos postos de trabalho, abaixo das projeções de 422 mil vagas. No entanto, a taxa de desemprego recuou para 3,9% abaixo das previsões de 4,1%. Com a redução do desemprego e os sinais dados pela última ata do FED nesta semana, a tendência de início da elevação de juros, já em março, se fortaleceu, o que acabou penalizando o índice Nasdaq.
Apesar da indefinição dos mercados globais, o Ibovespa teve mais um pregão de recuperação, sustentado principalmente pela boa performance de algumas blue chips, com destaque para a Vale. No fim, o índice tinha alta de 1,14%, aos 107.719 pontos e giro financeiro de R$ 30 bilhões.
Apesar da alta, o Ibovespa encerrou a primeira semana do ano com queda acumulada de 2%. Já no câmbio, o dólar encerrou a sessão em baixa de 0,85%, aos R$ 5,63. Para a agenda da próxima semana, no Brasil, destaque para a divulgação do IPCA de dezembro, bem como a pesquisa mensal de serviços e as vendas no varejo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos