- O Ibovespa passará a ter 90 ativos compondo-o, já que nenhuma empresa foi adicionada para repor as retiradas
- As empresas com maior participação no Ibovespa serão a Vale, Itaú e Petrobras
As ações da SulAmérica (SULA11) foram deixadas de fora pela B3 (B3SA3) na terceira e última prévia da carteira teórica do Ibovespa, enquanto a exclusão dos papéis do IRB (IRBR3) e da Positivo (POSI3) foi mantida. O Ibovespa passará a ter 90 ativos, já que nenhuma empresa foi adicionada para repor as retiradas.
Leia também
A prévia foi divulgada pela Bolsa de Valores brasileira nesta quarta-feira (28), mas a nova carteira entra em vigor na próxima segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, e é válida até abril. A cada quatro meses a B3 faz um um balanceamento do Ibovespa.
As empresas com maior participação no Ibovespa em 2023 serão: Vale (VALE3) com 15,728%; Itaú Unibanco (ITUB4), com 6,123%; e a Petrobras (PETR4) com 5,956% de participação, junto com os papéis ordinários da Petrobras (PETR3), com 5,188%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Motivos para as exclusões
A exclusão da Positivo foi anunciada na primeira prévia do índice, em 1º de dezembro. A principal razão foram as métricas de negociabilidade das ações da empresa, que estavam abaixo do limite para fazer parte do índice.
A saída do IRB foi definida na segunda prévia, no dia 16, por conta do preço das suas ações. Já a SulAmérica foi excluída devido à incorporação da empresa pela Rede D’Or (RDOR3).