A XP Investimentos manteve sua recomendação de compra e elevou o preço-alvo para o Itaú(ITUB4) de R$ 43,00 para R$ 45,00, alta de 17,3% na comparação com o fechamento de quinta-feira (28). Segundo a corretora, o banco passa por uma transformação digital e cultural, a qual tende a gerar potenciais ganhos de eficiência e elevar a rentabilidade da companhia.
Na visão da XP, esses investimentos levaram o banco a apresentar os melhores índices de inadimplência, eficiência e rentabilidade, medida pelo retorno sobre patrimônio (ROE, na sigla em inglês), entre os bancos incumbentes no Brasil.
“Acreditamos que o banco poderá em breve fornecer mais visibilidade sobre o roteiro de eficiência (provavelmente discutido no Itaú Day 2026, em 2 de setembro), o que pode impulsionar uma nova rodada de revisões nas estimativas e elevar potencialmente o ROE acima de 25%”, argumentam Bernardo Guttmann e Matheus Guimarães, que assinam o relatório da XP.
No geral, os analistas enxergam o Itaú bem posicionado para manter a rentabilidade acima dos pares e do seu próprio custo de capital, o que explica em parte o preço do ativo mais elevado (Preço/Valor Patrimonial de 2026 próximo a 2,0 vezes contra uma média de 1,0 vez para outros bancos incumbentes).
“Por fim, apesar da valorização das ações de 38% no acumulado do ano, ainda vemos espaço para valorização de 17%, o que nos leva a manter a recomendação de compra para Itaú (ITUB4), continuando o papel como ação favorita do setor bancário (top pick)”, concluem Bernardo Guttmann e Matheus Guimarães, da XP Investimentos .