Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa reverte sinal e cai com piora em NY

Mercado Intraday: Ibovespa reverte sinal e cai com piora em NY
B3 19/10/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

No início do pregão de terça-feira (28) o tom era mais favorável para os ativos brasileiros após as notícias de que a China relaxou as exigências de quarentena para viajantes estrangeiros, o que elevou o apetite por risco dos investidores e favoreceu países emergentes.

No entanto, próximo às 13h, as bolsas norte-americanas perderam fôlego e todos os principais índices acionários nos Estados Unidos passaram a recuar, de olho em comentários mais duros de dirigentes do Federal Reserve, o banco central do país. O Ibovespa, então, acompanhou a queda e passou a operar no terreno negativo.

Além das declarações das autoridades do Fed, o tombo do indicador de confiança norte-americano pesou no sentimento dos investidores ao reforçar as preocupações com uma recessão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Assim, após tocar 102 mil pontos, o Ibovespa passou a operar em queda, aos 100.634 pontos, com recuo de 0,13%. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referentes ao mês de maio com forte criação de empregos no mercado formal chegaram a dar impulso ao índice, mas não foram suficientes para sustentá-lo no terreno positivo.

O dólar, que estava em baixa ante o real em meio ao bom desempenho das commodities e realização de lucros, passou a subir, rompendo R$ 5,25, com o fortalecimento da moeda lá fora. Os juros futuros já subiam em toda a curva desde a abertura, pressionados pelos treasuries e pelo petróleo. No começo da tarde, as taxas renovaram máximas com piora do risco fiscal.