• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

JPMorgan elege Brasil como um dos favoritos entre os emergentes

Crescente rejeição ao presidente Lula e queda de juros no médio prazo animam os analistas do banco

Bruno Andrade é repórter do E-Investidor
Por Bruno Andrade

27/06/2025 | 10:20 Atualização: 27/06/2025 | 10:20

Veja os motivos para o JPMorgan ter o mercado acionário brasileiro entre os seus favoritos (Foto: Adobe Stock)
Veja os motivos para o JPMorgan ter o mercado acionário brasileiro entre os seus favoritos (Foto: Adobe Stock)

O mercado acionário brasileiro segue como um dos favoritos para se investir no segundo semestre entre os emergentes, dizem analistas do JPMorgan em relatório publicado na quinta-feira (26). O Brasil divide esse título de preferido com outros países, como Índia, Coreia do Sul, Filipinas, Grécia, Polônia e Emirados Árabes.

Leia mais:
  • Dividendos gordos e ações baratas: veja 16 oportunidades no radar da Bolsa
  • China e EUA eliminam restrições em acordo comercial alcançado em Londres
  • IOF mais barato para viajar e investir? Veja o que vale a pena após derrubada de decreto no Congresso
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os analistas dizem que o desempenho das ações nos mercados emergentes se concentraram na guerra comercial no acumulado do ano. Eles comentam que embora as tarifas de Trump provavelmente permanecerão mais altas do que antes, eles ainda enxergam espaço para surpresas positivas nos mercados emergentes no segundo semestre de 2025, à medida que a incerteza diminuir.

“Portanto, estamos adotando nosso cenário otimista anterior para o MSCI EM como nosso cenário base para o final de 2025, revisando nossa meta para o índice de ações dos mercados emergentes (MXEF) para 1250 pontos, proporcionando um retorno potencial de 16% para o ano inteiro”, dizem Rajiv Batra, Emy Shayo Cherman e Anindita Gandhi, que assinam o relatório do JPMorgan.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Eles comentam que em um contexto amplo, o JPMorgan tem recomendação de compra para as ações dos países emergentes, visto que a região permanece barata, beneficiando-se da fraqueza do dólar e com o potencial de alta de uma possível resolução comercial.

“Esperamos ganhos de um dígito médio para o índice de ações dos países emergentes no 2º semestre, mas a desaceleração dos lucros devido à guerra tarifária do 1º semestre pode impedir que o índice atinja nosso cenário otimista”, argumenta a equipe do JPMorgan.

Eleições com derrota de Lula e queda de juros tornam Brasil um dos preferidos

Para o Brasil, os analistas lembram que as eleições estão previstas para acontecer até o fim do próximo ano, com mudanças políticas que podem ser positivas para os mercados. “Embora a 14 meses de distância, a narrativa eleitoral é vital. Pesquisas evidenciam crescente rejeição ao presidente Lula e aumento da competitividade dos candidatos da oposição para a corrida de outubro”, afirmam os analistas.

A equipe do banco também comenta que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve desacelerar no segundo semestre de 2025 devido às altas taxas de juros, mas a inflação em queda deve permitir que o Banco Central alivie as taxas até o final do ano. O JPMorgan prevê uma Selic a 10,50% ao ano no término de 2026.

“Essa flexibilização pode beneficiar significativamente o mercado acionário brasileiro, especialmente as empresas de alta alavancagem. De modo geral, as ações brasileiras continuam muito subavaliadas, por isso as estimativas apontam que os ativos locais ainda são atraentes”, argumentam os analistas.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Brasil
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • eleições 2026
  • JPMorgan
Cotações
06/01/2026 22h00 (delay 15min)
Câmbio
06/01/2026 22h00 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como ganhar R$ 5 mil por mês com o investimento que virou febre do mercado em 2025

  • 2

    Dividendos em 2026: 14 ações protegidas de juros altos, eleições e mais impostos

  • 3

    Revenda de bolsas de luxo esfria e muda planos da Geração Z; entenda

  • 4

    Prisão de Maduro deve derrubar o petróleo e mudar o jogo do setor, dizem XP, Itaú e Genial

  • 5

    Nem Venezuela, nem eleições: Ibovespa deve ignorar incertezas e chegar a 192 mil pontos em 2026, diz Ágora

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Veja estas três categorias que podem ser disponibilizadas pela Previdência Social
Logo E-Investidor
Veja estas três categorias que podem ser disponibilizadas pela Previdência Social
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quando é possível atualizar dados pelo aplicativo do CadÚnico?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quando é possível atualizar dados pelo aplicativo do CadÚnico?
Imagem principal sobre o Tenho direito ao saldo retido do FGTS? Veja como tirar a dúvida por telefone
Logo E-Investidor
Tenho direito ao saldo retido do FGTS? Veja como tirar a dúvida por telefone
Imagem principal sobre o Saiba como baixar o aplicativo CAIXA Tem para movimentar dinheiro do Bolsa Família
Logo E-Investidor
Saiba como baixar o aplicativo CAIXA Tem para movimentar dinheiro do Bolsa Família
Imagem principal sobre o Quais feriados de 2026 terão ponto facultativo?
Logo E-Investidor
Quais feriados de 2026 terão ponto facultativo?
Imagem principal sobre o Quem pode se inscrever no Programa Bolsa Família?
Logo E-Investidor
Quem pode se inscrever no Programa Bolsa Família?
Imagem principal sobre o INSS: como solicitar a pensão para filhos nascidos com Zika vírus?
Logo E-Investidor
INSS: como solicitar a pensão para filhos nascidos com Zika vírus?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: como funciona o calendário escalonado
Logo E-Investidor
Bolsa Família: como funciona o calendário escalonado
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) salta; Petrobras (PETR3;PETR4) fica entre maiores quedas
Mercado
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) salta; Petrobras (PETR3;PETR4) fica entre maiores quedas

Índice da B3 acompanhou alta das Bolsas de Nova York e de sua ação de maior peso, a Vale (VALE3)

06/01/2026 | 19h51 | Por Beatriz Rocha
Petróleo e Petrobras: por que a operação dos EUA na Venezuela derrubou ações da estatal e impulsionou petroleiras dos EUA
Mercado
Petróleo e Petrobras: por que a operação dos EUA na Venezuela derrubou ações da estatal e impulsionou petroleiras dos EUA

Ações de petroleiras dos EUA dispararam na segunda e devolveram ganhos hoje. Mercado avalia eventual reestruturação do setor petrolífero venezuelano pelos EUA após prisão de Maduro

06/01/2026 | 13h19 | Por Daniel Rocha
Nem Venezuela, nem eleições: Ibovespa deve ignorar incertezas e chegar a 192 mil pontos em 2026, diz Ágora
Mercado
Nem Venezuela, nem eleições: Ibovespa deve ignorar incertezas e chegar a 192 mil pontos em 2026, diz Ágora

Dalton Gardimam, economista-chefe da corretora, projeta ano positivo para a renda variável

06/01/2026 | 13h00 | Por Jenne Andrade
Busca por ativos seguros ganha força e reduz apetite por risco nos mercados globais
CONTEÚDO PATROCINADO

Busca por ativos seguros ganha força e reduz apetite por risco nos mercados globais

Patrocinado por
Ágora Investimentos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador