A agenda econômica desta terça-feira (8) concentra atenções na sabatina de Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária e indicado à presidência do Banco Central (BC), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O mercado financeiro hoje também acompanha falas dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Raphael Bostic, de Atlanta; Susan Collins, de Boston; e o vice-presidente, Philip Jefferson. Além disso, serão divulgados dados da balança comercial dos Estados Unidos.
Leia também
Ainda na agenda hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Casa Civil, Rui Costa, e o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri. Enquanto isso, o Tesouro faz leilão de Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa de juros) e de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B, títulos públicos com rendimento atrelado à inflação).
Confira os destaques de empresas do mercado hoje que você precisa saber
Petrobras (PETR3;PETR4)
A Petrobras informou que o Fator de Utilização de suas refinarias atingiu 96,8% em setembro, o maior resultado mensal de 2024. Com isso, o Fator de Utilização das Refinarias (FUT) acumulado do terceiro trimestre alcançou 95,2%. No período, ainda foi registrado recorde de processamento de óleos do pré-sal nas unidades de destilação, com 73% da carga processada; e recorde de produção de gasolina com 6,38 milhões de m³.
Prio (PRIO3)
A produção total de petróleo da Prio atingiu 71.476 barris de óleo equivalente por dia (boepd) em setembro de 2024, ante 71.716 boepd em agosto. O número representa uma queda de 0,33% no mês contra mês. A venda de óleo total passou de 954.840 barris de óleo (bbl) em agosto para 3.721.446 em setembro. \
Iguatemi (IGTI11)
A Iguatemi fechou acordo de exclusividade com a Brookfield para aquisição das suas participações nos shoppings Pátio Paulista e Pátio Higienópolis, na capital paulista. Agora, a Iguatemi terá prazo de 30 dias para apresentar uma oferta vinculante de compra dos ativos.
Braskem (BRKM5)
A Fitch atribuiu o rating ‘BB+’ às notas seniores sem garantia propostas com vencimento em 2034 a serem emitidas pela Braskem Netherland Finance B.V. e garantidas pela Braskem. O rating ressalta a posição dominante da empresa no mercado e operações globais na indústria petroquímica cíclica e volátil.
Eneva (ENEV3)
A Eneva informou na noite de ontem que foi constatada uma falha na tubulação de conexão (Riser) da Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) ao gasoduto marítimo que garante suprimento de gás ao Hub Sergipe, impossibilitando temporariamente a movimentação de gás natural, disponível no FSRU, à UTE Porto de Sergipe I e à malha de transporte de gás natural.
Alpargatas (ALPA4)
A Bonsucex Holding passou a deter, em conjunto com o acionista Silvio Tini de Araújo, 69.225.678 ações de emissão da Alpargatas, 10,134% do total.
Americanas (AMER3)
Os membros do Comitê de Auditoria da Americanas aprovaram, por unanimidade, as demonstrações financeiras do exercício social encerrado em dezembro de 2023, do primeiro e do segundo trimestres de 2024, e o exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2022.
Azul (AZUL4)
A Azul anunciou que alcançou “com sucesso” os acordos comerciais com arrendadores e fabricantes de equipamentos originais (OEMs) que representam aproximadamente 92% das obrigações de emissão de ações existentes. O acordo envolve o recebimento de novas ações preferenciais, a serem emitidas. Ainda conforme a empresa, as negociações continuam com detentores dos 8% restantes das obrigações de emissão de ações, bem como com outras partes interessadas.
Confira mais destaques do mercado hoje aqui.