• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: IOF, taxação sobre renda fixa isenta e inflação de EUA e Brasil mexem com ativos

No exterior, cenário mostra cautela antes de uma nova rodada de negociações comerciais entre EUA e China; petróleo e dólar avançam

Por Estadão Conteúdo

09/06/2025 | 9:41 Atualização: 09/06/2025 | 9:41

A segunda-feira (9) começa com o mercado financeiro hoje reagindo ao anúncio feito ontem pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre um acordo para reduzir os efeitos da tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), compensando a perda de arrecadação com o aumento da taxação sobre as apostas eletrônicas (bets), mudanças em alíquotas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e tributação de títulos de renda fixa hoje isentos, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA).

Leia mais:
  • Inflação no Brasil e PIB do Reino Unido: o calendário econômico da semana que pode mexer com o mercado
  • Luxo em decadência? Mudança de comportamento na Geração Z pode levar à migração de investimentos em ações na Bolsa
  • IOF pode pressionar lucro e dividendos das empresas? Veja se é exagero ou uma preocupação real
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao longo da semana, os investidores também estarão atentos à divulgação dos dados de inflação de maio no Brasil e nos Estados Unidos. No cenário doméstico, ainda serão divulgadas as vendas varejistas e o volume de serviços de abril.

Mercado financeiro hoje: o que acompanhar nesta segunda-feira (9)

Bolsas do exterior refletem expectativa nas negociações entre EUA e China

O cenário é de cautela antes de uma nova rodada de negociações comerciais entre EUA e China, marcada para hoje em Londres. As bolsas europeias têm leve queda nesta manhã, enquanto os futuros de Nova York operam indefinidos e próximos da estabilidade. Na sexta-feira (6), Wall Street avançou mais de 1% em reação ao relatório de emprego americano melhor do que o esperado. Na Ásia, as bolsas fecharam em alta – confira os detalhes do pregão aqui.

Antes da retomada da discussão tarifária sino-americana, a agência de notícias Reuters noticiou que Pequim concedeu licenças temporárias de exportação para fornecedores de terras raras das três maiores montadoras em atuação nos EUA: General Motors, Ford e Stellantis. Além disso, a Boeing retomou a entrega de jatos comerciais para a China pela primeira vez desde o início de abril, segundo a Bloomberg. Esses sinais podem ser bem vistos por investidores, dado que o tarifaço tem afetado as duas maiores economias do planeta.

Petróleo e dólar sobem

Em maio, as exportações chinesas cresceram 4,8% ante o mesmo mês de 2024, menor do que se previa, com as vendas para os EUA caindo quase 10%. À espera das conversas sobre tarifas, o petróleo e dólar hoje ante moedas fortes sobem. Já os juros dos Treasuries (títulos de dívida pública americana) caem.

Como fica o Ibovespa hoje?

Os ativos digerem as alternativas apresentadas no final da noite de ontem pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao aumento do IOF para compensar a arrecadação, em meio à cautela externa. O acordo fechado em reunião de cerca de seis horas entre o governo e o Congresso foi dividido em quatro pontos:

  • Uma medida provisória para compensar a arrecadação com o recuo na elevação do IOF;

  • Novo decreto para recalibrar a cobrança de IOF em um terço do projeto original;

  • Proposta para rever gastos infraconstitucionais;

  • Uma proposta para reduzir gastos primários.

Entre as medidas estão taxação de bets, cobrança de títulos incentivados como LCI e LCA e fim da alíquota de 9% da CSLL de instituições financeiras — que terão de pagar alíquotas de 15% e 20%. Com o decreto sendo recalibrado, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que as alternativas apresentadas são menos danosas.

Para Haddad, a reunião com as lideranças foi “histórica, conjunta, muito franca, muito produtiva, e com um grau de maturidade muito grande para enfrentar os temas que estão colocados.”
Nesta manhã, o EWZ, principal fundo de índice (ETF) do Brasil em Nova York, sobe no pré-mercado. O tema deve ser o principal fator de impacto no Ibovespa hoje.

Julgamento de Bolsonaro no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) entra nesta semana na fase mais decisiva até aqui da ação penal que julga o núcleo central da tentativa de golpe de Estado. Com o início dos interrogatórios, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus serão confrontados, pela primeira vez, diretamente pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, pela Procuradoria Geral da república (PGR) e também por advogados das demais defesas.

Agenda econômica da semana

No Brasil, hoje foram divulgados o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) – que acelerou o ritmo de alta a 0,41% na primeira quadrissemana de junho, após elevação de 0,34% no encerramento de maio – e o boletim Focus. Nos próximos dias, a atenção do mercado financeiro ficam com as vendas do varejo e o volume de serviços.

  • Inflação no Brasil e PIB do Reino Unido: o calendário econômico da semana que pode mexer com o mercado

Nos EUA, sai hoje o dado sobre estoques no atacado. Nos próximos dias, atenção ao índice de expectativas ao consumidor e inflação da Universidade de Michigan, além de discursos do Banco Central Europeu (BCE) e da produção industrial da zona do euro. Confira aqui mais notícias do mercado financeiro hoje ao longo do dia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • bolsa
  • Dolar
  • Ibovespa
  • Juros
Cotações
19/12/2025 10h13 (delay 15min)
Câmbio
19/12/2025 10h13 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ministério Público denuncia Nelson Tanure por operações feitas na Gafisa

  • 2

    Onde investir em 2026? Material exclusivo reúne análises e estratégias

  • 3

    Ibovespa hoje fecha em alta atento ao CPI dos EUA, projeção de inflação do BC e pesquisa eleitoral

  • 4

    FIIs de escritórios ganham fôlego, mas liquidação do Banco Master deve testar setor

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em queda com Nova York e pesquisa eleitoral no radar

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Paraná?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Paraná?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (19/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (19/12)
Imagem principal sobre o Mega-Sena 2953: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO; veja qual
Logo E-Investidor
Mega-Sena 2953: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO; veja qual
Imagem principal sobre o Moradores de Paraibuna (SP) podem solicitar saque calamidade do FGTS; veja até quando
Logo E-Investidor
Moradores de Paraibuna (SP) podem solicitar saque calamidade do FGTS; veja até quando
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: o que olhar na hora de fazer um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: o que olhar na hora de fazer um bolão?
Imagem principal sobre o Atestmed: o que é o sistema para aposentados do INSS?
Logo E-Investidor
Atestmed: o que é o sistema para aposentados do INSS?
Últimas: Mercado
Logo do E-Investidor com background verde
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais começam última sexta-feira do ano com sinais mistos e alerta do Japão sobre juros

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Ibovespa hoje: votação do Orçamento de 2026 e dados dos EUA movimentam o mercado nesta sexta (19); veja a agenda completa
Mercado
Ibovespa hoje: votação do Orçamento de 2026 e dados dos EUA movimentam o mercado nesta sexta (19); veja a agenda completa

O apetite a risco no exterior deve melhorar o humor da Bolsa brasileira em dia de commodities divergentes. Confira os destaques do pregão

19/12/2025 | 05h00 | Por Camilly Rosaboni
Ibovespa hoje: Brava (BRAV3) lidera ganhos pelo 3º dia seguido; Direcional (DIRR3) cai 3,4%
Mercado
Ibovespa hoje: Brava (BRAV3) lidera ganhos pelo 3º dia seguido; Direcional (DIRR3) cai 3,4%

O índice da B3 subiu em linha com alta das Bolsas de Nova York e das principais commodities

18/12/2025 | 19h28 | Por Beatriz Rocha
As ‘Sete Magníficas’ decepcionam: 4 das 7 ações de big techs ficam atrás do S&P 500 em 2025
Mercado
As ‘Sete Magníficas’ decepcionam: 4 das 7 ações de big techs ficam atrás do S&P 500 em 2025

Investidores estão sendo seletivos para escolher entre papéis de Apple, Microsoft, Amazon, Alphabet, Meta, Nvidia e Tesla

18/12/2025 | 09h34 | Por Jim Edwards, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador