Mercado

Mercado hoje: aprovação do arcabouço fiscal e exterior positivo devem guiar investidores

Também fica no radar o PMI da indústria e do setor de serviços dos EUA

Mercado hoje: aprovação do arcabouço fiscal e exterior positivo devem guiar investidores
Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Wilton Junior/ Estadão)

A aprovação do arcabouço fiscal na Câmara é o destaque desta quarta-feira (23), que traz ainda as leituras preliminares dos índices dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos setores industrial e de serviços dos Estados Unidos. A Câmara deve votar Medidas Provisórias (MP) do Salário Mínimo e da correção da tabela do IR. O presidente Lula e ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm compromissos relativos ao encontro dos BRICS, na África do Sul.

As bolsas europeias operam no azul nesta manhã, apesar de uma série de PMIs fracos na região, mas a Bolsa de Frankfurt reduziu ganhos e o euro euro atingiu mínimas no dia frente ao dólar após o PMI composto da Alemanha recuar a 44,7, na mínima em 39 meses e mais distante da marca de 50, que separa contração da expansão.

Já o PMI da zona do euro recuou de 48,6 em julho a 47,0 na prévia de agosto, na mínima em 33 meses, e abaixo das estimativas de analistas, de 48,5. No Reino Unido, o PMI composto caiu de 50,8 em julho a 47,9 na leitura prévia de agosto, na mínima em 31 meses, também abaixo do esperado (50,3).

A Capital Economics afirma que os números dos PMIs da Alemanha e zona do euro são consistentes com a visão da consultoria de que a zona do euro sofrerá contração econômica no terceiro trimestre, enquanto a pressão subjacente sobre os preços “continuará muito forte”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os futuros de Nova York também registram alta antes dos PMIs do país e com os investidores em compasso de espera por discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, nesta sexta-feira em Jackson Hole.

No Brasil

O andamento da pauta econômica no Congresso com a aprovação do arcabouço fiscal e o sinal positivo dos futuros de Nova York devem dar fôlego ao Ibovespa, enquanto o dólar pode recuar e ajudar no alívio na curva de juros em meio ainda ao recuo dos rendimentos dos Treasuries. O EWZ, como é conhecido o maior fundo de índice ligado ao Brasil, com patrimônio de US$ 5,568 bilhões, tinha alta de 0,67% mais cedo no mercado futuro em NY.

O texto do arcabouço vai substituir o atual modelo de teto de gastos na definição das regras para o crescimento das despesas federais. O documento, que teve 379 votos a favor e 64 contra, segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

E o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, confirmou ontem à noite que o governo editará uma medida provisória prevendo a tributação de fundos exclusivos, para funcionar como fonte de compensação da atualização da tabela do Imposto de Renda.

Já a Fazenda irá enviar um projeto de lei ao Congresso sobre a taxação de offshore, já que os parlamentares decidiram não votar essa regra na MP do Salário Mínimo, que precisa ser deliberada até a próxima segunda-feira, 28

Agenda

A agenda desta quarta-feira traz as leituras preliminares dos índices dos gerentes de compras (PMIs) dos setores industrial e de serviços dos Estados Unidos (10h45), além das vendas de moradias novas (11h00).

O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, participa da 24ª Conferência Anual do Santander (9h00), a CAE do Senado vota projeto de lei do Carf (13h00) e a Câmara deve votar MPs do Salário Mínimo e da correção da tabela do IR (14h00).

Publicidade

O presidente Lula e ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm compromissos relativos ao encontro dos BRICS, na África do Sul.

*Com informação do Broadcast