Mercado

Mercado hoje: ata da reunião do BC europeu e decisão sobre a desoneração da folha de pagamentos são os destaques desta quinta-feira

Presidente e dirigente do BC participam de webinário pela manhã

Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach/File Photo

O feriado do Dia de Ação de Graças mantém os mercados fechados nos Estados Unidos, o que reduz a liquidez global nesta quinta-feira (23). Lá fora, o destaque do dia é a ata da mais recente reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).

Aqui, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem que decidir hoje se sanciona, veta ou sanciona com vetos o projeto de lei que estende a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia até o fim de 2027.

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Muricca Galípolo, participa de webinário pela manhã, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estará em palestra no final do dia.

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Sem NY, as bolsas europeias têm fôlego limitado, mas conseguem se manter no azul em meio a indicadores e antes da ata do BCE.

A libra se valorizou frente ao dólar, após o índice de gerentes de compras (PMI) do Reino Unido superar a expectativa, nos números preliminares para novembro, com o PMI composto apontando para expansão da atividade, em 50,1.

Já o euro ganhou algum impulso após leituras com números melhores que o previsto nos PMIs da Alemanha e da zona do euro. Apesar do avanço, os dois PMIs seguem abaixo da marca de 50, indicando contração da atividade.

Na China, órgãos regulatórios prometeram intensificar a supervisão do mercado de minério de ferro local e alertaram operadores a não especular ou impulsionar os preços da commodity. O anúncio veio após recentes saltos nos preços do minério.

No Brasil

Em dia de feriado em Nova York e de agenda fraca de indicadores, os investidores devem colocar as atenções no Congresso e no diretor do BC Gabriel Galípolo, uma vez que Campos Neto só fala com os mercados já fechados.

Hoje vence o prazo para o presidente Lula decidir sobre a desoneração, mas o tema passa por uma análise de constitucionalidade pelo governo em meio às pressões para que o texto seja sancionado.

No Senado, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou ontem à noite relatório preliminar do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o Orçamento federal de 2024.

A CMO também aprovou o relatório preliminar do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 com restrições à criação de novos programas além dos 88 já indicados no texto pelo governo. O programa propõe gastos de R$ 13,3 trilhões para atender 88 programas nos próximos quatro anos.

O projeto vai ser analisado agora pelo Plenário do Congresso. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que os projetos de lei de taxação dos fundos offshore e fundos exclusivos e das apostas esportivas podem ser votados si na semana que vem.

E o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que a Corte promova nesta quinta-feira uma sessão virtual extraordinária para que o STF possa julgar a ação que trata da regra de pagamento dos precatórios.

Caso o STF julgue o processo até o fim do mês, seria possível quitar ainda neste ano um estoque de precatórios de cerca de R$ 95 bilhões calculado pelo Ministério da Fazenda.

Agenda

A agenda desta quinta-feira tem como destaques a ata da mais recente reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), às 9h30. Nos EUA, os mercados financeiros estarão fechados em razão do feriado do Dia de Ação de Graças.

No Brasil, o Tesouro faz leilão de LTN e NTN-F (11h00). O diretor do BC Gabriel Muricca Galípolo (Política Monetária) participa de webinário Política Monetária no Brasil e no Mundo, promovido pela Aberj (10h00). O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra em São Paulo (18h00).