• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: dados da economia brasileira são esperados nesta segunda-feira, com agenda esvaziada no exterior

Ao longo da semana, decisão de juros na Europa e falas de autoridades monetárias serão monitoradas

Por Silvana Rocha e Luciana Xavier

23/10/2023 | 8:10 Atualização: 23/10/2023 | 8:10

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Foto: Daniel Teixeira/Estadão

A guerra entre Israel e Hamas entra em sua terceira semana com os mercados atentos aos desdobramentos do conflito no Oriente Médio em dia de agenda mais fraca.

Leia mais:
  • Com dólar acima de R$ 5, como se programar para gastar menos nas férias?
  • WEG se torna a top 2 global em motores elétricos; como fica a ação?
  • Vale a pena fazer financiamento para comprar imóvel?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na semana, os investidores vão monitorar também as prévias de PMIs de outubro, dados do Produto Interno Bruto (PIB) e de inflação do PCE dos Estados Unidos, discursos do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, a decisão de juros do BCE e balanços das gigantes de tecnologia americana: Microsoft, Alphabet, Meta, Amazon.

No Brasil, Santander e Vale anunciam seus resultados, haverá a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de outubro e a tributação de fundos exclusivos e offshore poderá ser votada na Câmara. Já o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa hoje de evento do Estadão e Bora Investir B3, em São Paulo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As bolsas europeias e os índices futuros em Nova York mantêm o tom negativo da última semana e os rendimentos dos Treasuries de longo prazo aceleraram ganhos, com o da T-note de 10 anos ultrapassando a marca de 5% e renovando máximas desde 2007, por incertezas sobre a trajetória dos juros nos EUA.

Um discurso de Powell é esperado, mas pode não acrescentar muito em meio ao período de silêncio de dirigentes do Fed que precede a decisão de juros do BC dos EUA, em 1º de novembro. Os investidores permanecem na defensiva com a guerra no Oriente Médio e de olho na chegada de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

No fim de semana, Israel atacou Gaza, Síria, Cisjordânia e teve confronto com o Hezbollah. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, alertou neste domingo para a probabilidade de uma escalada do conflito do Oriente Médio por “representantes iranianos”.

Com a agenda fraca hoje, os investidores aguardam ainda dados do PIB e da inflação PCE dos EUA do terceiro trimestre. Na China, as Bolsas atingiram os menores níveis em um ano nesta segunda-feira em meio à saída de investimento estrangeiro e com o tombo da ação da Foxconn Industrial Internet.

Publicidade

Na Argentina, Sergio Massa (Unión por La Pátria), atual ministro da Economia, e Javier Milei (La Libertad Avanza) irão para o segundo turno das eleições presidenciais, marcado para 19 de novembro.

No Brasil

A cautela no exterior deve pesar nos mercados locais, que ficam de olho em Campos Neto, após a frustração com os dados da atividade econômica do País em agosto e revisão para baixo no mercado da mediana para o PIB do terceiro trimestre.

A alta dos rendimentos dos Treasuries e do dólar ante moedas rivais e emergentes pode ser acompanhada pela curva de juros e o mercado de câmbio por incertezas sobre a política monetária americana e o desenrolar da guerra no Oriente Médio. Na Bolsa, há expectativas pelos balanços de Santander e Vale e a votação na Câmara da tributação de fundos exclusivos e offshore, poderá ocorrer amanhã.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) se manifestou de forma favorável à consulta feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para desobrigar o governo a cumprir o mínimo constitucional da saúde de 2023.

Os Estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se declararam comprometidos em buscar a eficiência e a simplificação da carga tributária. O relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), diz que o Senado já tem maioria para aprovar trava a aumento da carga tributária.

Agenda

Nesta segunda-feira, estão previstos o IPC-S da 3ª quadrissemana de outubro (8h), o Boletim Focus (8h25) e os dados parciais da balança comercial da terceira semana de outubro (15h).

Publicidade

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa de evento da Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China (12h).

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, faz palestra no evento Reflexão sobre o cenário econômico brasileiro, promovido pelo Estadão e Bora Investir-B3 (15h). O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, fala em painel na PUC-SP (19h30).

Dois eventos do setor de agronegócio também estão programados nesta segunda – a Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol e o Global Halal Brazil Business Fórum, ambos em São Paulo.

O IPCA-15 de outubro será publicado na quinta-feira (26), além dos dados do setor externo e, na sexta (27), saem os números do governo central em agosto.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • Banco Central Europeu (BCE)
  • Boletim Focus
  • Federal Reserve
  • Ibovespa
  • Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S)
Cotações
15/10/2025 6h26 (delay 15min)
Câmbio
15/10/2025 6h26 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Braskem (BRKM5) na mínima em 15 anos: vale a pena investir ou o barato sai caro?

  • 2

    Gol fora da Bolsa: analistas veem prêmio de 23% para investidor; migração para a Azul entra no radar

  • 3

    Herança na mira: cobrança de imposto muda com a reforma tributária; os ricos vão pagar mais?

  • 4

    Adeus à Bolsa: OPAs podem gerar perdas de até 90% para o investidor

  • 5

    Alugar imóvel ou investir em fundos imobiliários: o que rende mais hoje?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: cresce acesso de beneficiários às políticas de saúde
Logo E-Investidor
Bolsa Família: cresce acesso de beneficiários às políticas de saúde
Imagem principal sobre o Auxílio Emergencial: veja os casos em que o valor não precisa ser devolvido
Logo E-Investidor
Auxílio Emergencial: veja os casos em que o valor não precisa ser devolvido
Imagem principal sobre o FGTS: quantas parcelas do saque-aniversário poderão ser antecipadas, após novas regras?
Logo E-Investidor
FGTS: quantas parcelas do saque-aniversário poderão ser antecipadas, após novas regras?
Imagem principal sobre o Estas dicas podem te salvar quando o aplicativo do banco ficar fora do ar
Logo E-Investidor
Estas dicas podem te salvar quando o aplicativo do banco ficar fora do ar
Imagem principal sobre o Com CNH mais barata, aprovação no exame teórico será obrigatória?
Logo E-Investidor
Com CNH mais barata, aprovação no exame teórico será obrigatória?
Imagem principal sobre o Como tirar o extrato do pagamento do INSS por atendimento presencial?
Logo E-Investidor
Como tirar o extrato do pagamento do INSS por atendimento presencial?
Imagem principal sobre o Saiba se você pode se beneficiar por projeto de tornar CNH mais barata
Logo E-Investidor
Saiba se você pode se beneficiar por projeto de tornar CNH mais barata
Imagem principal sobre o Bolsa Família: entenda como o benefício garante apoio financeiro às famílias com rendas vulneráveis
Logo E-Investidor
Bolsa Família: entenda como o benefício garante apoio financeiro às famílias com rendas vulneráveis
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Embraer (EMBR3) salta com novos pedidos; Cogna (COGN3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: Embraer (EMBR3) salta com novos pedidos; Cogna (COGN3) lidera perdas

A Vale (VALE3) terminou o dia no zero a zero, enquanto os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) caíram

14/10/2025 | 19h16 | Por Beatriz Rocha
Gol fora da Bolsa: analistas veem prêmio de 23% para investidor; migração para a Azul entra no radar
Mercado
Gol fora da Bolsa: analistas veem prêmio de 23% para investidor; migração para a Azul entra no radar

Veja a recomendação dos especialistas para a venda do papel ao controlador da companhia, operação que deixará AZUL4 sozinha na Bolsa

14/10/2025 | 12h39 | Por Bruno Andrade
Tensões entre China e EUA voltam a preocupar mercados e pressionam ativos globais
Mercado
Tensões entre China e EUA voltam a preocupar mercados e pressionam ativos globais

A possibilidade de novas retaliações comerciais da China reacende temores sobre o impacto nas empresas de tecnologia e no crescimento global, enquanto investidores buscam proteção em meio à incerteza fiscal no Brasil

14/10/2025 | 09h41 | Por Ágora Investimentos
Dólar fecha em alta após falas de Powell e tensões comerciais entre EUA e China
Mercado
Dólar fecha em alta após falas de Powell e tensões comerciais entre EUA e China

Investidores seguem de olho na reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio

14/10/2025 | 09h26 | Por Bruno Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador