• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: dados da economia brasileira são esperados nesta segunda-feira, com agenda esvaziada no exterior

Ao longo da semana, decisão de juros na Europa e falas de autoridades monetárias serão monitoradas

Por Silvana Rocha e Luciana Xavier

23/10/2023 | 8:10 Atualização: 23/10/2023 | 8:10

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Foto: Daniel Teixeira/Estadão

A guerra entre Israel e Hamas entra em sua terceira semana com os mercados atentos aos desdobramentos do conflito no Oriente Médio em dia de agenda mais fraca.

Leia mais:
  • Com dólar acima de R$ 5, como se programar para gastar menos nas férias?
  • WEG se torna a top 2 global em motores elétricos; como fica a ação?
  • Vale a pena fazer financiamento para comprar imóvel?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na semana, os investidores vão monitorar também as prévias de PMIs de outubro, dados do Produto Interno Bruto (PIB) e de inflação do PCE dos Estados Unidos, discursos do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, a decisão de juros do BCE e balanços das gigantes de tecnologia americana: Microsoft, Alphabet, Meta, Amazon.

No Brasil, Santander e Vale anunciam seus resultados, haverá a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de outubro e a tributação de fundos exclusivos e offshore poderá ser votada na Câmara. Já o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa hoje de evento do Estadão e Bora Investir B3, em São Paulo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As bolsas europeias e os índices futuros em Nova York mantêm o tom negativo da última semana e os rendimentos dos Treasuries de longo prazo aceleraram ganhos, com o da T-note de 10 anos ultrapassando a marca de 5% e renovando máximas desde 2007, por incertezas sobre a trajetória dos juros nos EUA.

Um discurso de Powell é esperado, mas pode não acrescentar muito em meio ao período de silêncio de dirigentes do Fed que precede a decisão de juros do BC dos EUA, em 1º de novembro. Os investidores permanecem na defensiva com a guerra no Oriente Médio e de olho na chegada de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

No fim de semana, Israel atacou Gaza, Síria, Cisjordânia e teve confronto com o Hezbollah. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, alertou neste domingo para a probabilidade de uma escalada do conflito do Oriente Médio por “representantes iranianos”.

Com a agenda fraca hoje, os investidores aguardam ainda dados do PIB e da inflação PCE dos EUA do terceiro trimestre. Na China, as Bolsas atingiram os menores níveis em um ano nesta segunda-feira em meio à saída de investimento estrangeiro e com o tombo da ação da Foxconn Industrial Internet.

Publicidade

Na Argentina, Sergio Massa (Unión por La Pátria), atual ministro da Economia, e Javier Milei (La Libertad Avanza) irão para o segundo turno das eleições presidenciais, marcado para 19 de novembro.

No Brasil

A cautela no exterior deve pesar nos mercados locais, que ficam de olho em Campos Neto, após a frustração com os dados da atividade econômica do País em agosto e revisão para baixo no mercado da mediana para o PIB do terceiro trimestre.

A alta dos rendimentos dos Treasuries e do dólar ante moedas rivais e emergentes pode ser acompanhada pela curva de juros e o mercado de câmbio por incertezas sobre a política monetária americana e o desenrolar da guerra no Oriente Médio. Na Bolsa, há expectativas pelos balanços de Santander e Vale e a votação na Câmara da tributação de fundos exclusivos e offshore, poderá ocorrer amanhã.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) se manifestou de forma favorável à consulta feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para desobrigar o governo a cumprir o mínimo constitucional da saúde de 2023.

Os Estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se declararam comprometidos em buscar a eficiência e a simplificação da carga tributária. O relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), diz que o Senado já tem maioria para aprovar trava a aumento da carga tributária.

Agenda

Nesta segunda-feira, estão previstos o IPC-S da 3ª quadrissemana de outubro (8h), o Boletim Focus (8h25) e os dados parciais da balança comercial da terceira semana de outubro (15h).

Publicidade

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa de evento da Conferência Anual do Conselho Empresarial Brasil-China (12h).

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, faz palestra no evento Reflexão sobre o cenário econômico brasileiro, promovido pelo Estadão e Bora Investir-B3 (15h). O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, fala em painel na PUC-SP (19h30).

Dois eventos do setor de agronegócio também estão programados nesta segunda – a Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol e o Global Halal Brazil Business Fórum, ambos em São Paulo.

O IPCA-15 de outubro será publicado na quinta-feira (26), além dos dados do setor externo e, na sexta (27), saem os números do governo central em agosto.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • Banco Central Europeu (BCE)
  • Boletim Focus
  • Federal Reserve
  • Ibovespa
  • Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S)
Cotações
02/03/2026 0h35 (delay 15min)
Câmbio
02/03/2026 0h35 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Geração Z impulsiona volta do vinil e dos livros físicos, e isso pesa no bolso dos pais

  • 2

    Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo

  • 3

    Pix em 2026: aproximação, pagamentos automáticos e novas regras moldam o futuro do sistema

  • 4

    IR 2026: nova lógica tributária coloca imóveis e sucessão no centro do debate; o que muda?

  • 5

    Banco do Brasil: 8 sinais por trás da alta de 25% e 11 alertas no radar do investidor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Logo E-Investidor
Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Imagem principal sobre o Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Logo E-Investidor
Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Imagem principal sobre o Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Logo E-Investidor
Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Imagem principal sobre o INSS: qual grupo recebe o benefício hoje (27)?
Logo E-Investidor
INSS: qual grupo recebe o benefício hoje (27)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a malha fina?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a malha fina?
Últimas: Mercado
Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo
Mercado
Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo

Analistas veem reação negativa inicial dos mercados na segunda-feira, mas avaliam que impacto no Brasil tende a ser limitado; petróleo pode subir com tensão no Oriente Médio

28/02/2026 | 15h24 | Por Daniel Rocha e Cícero Cotrim
Ibovespa tem primeira semana de baixa do ano: Usiminas dispara com minério e Magazine Luiza despenca 13%
Mercado
Ibovespa tem primeira semana de baixa do ano: Usiminas dispara com minério e Magazine Luiza despenca 13%

O índice terminou o período em baixa de -0,92%, passando de 190.534,42 pontos para 188.786,98 pontos

27/02/2026 | 20h18 | Por Jenne Andrade
Ibovespa sobe 7 meses seguidos e tem maior sequência desde 1997; confira o que esperar em março
Mercado
Ibovespa sobe 7 meses seguidos e tem maior sequência desde 1997; confira o que esperar em março

Fevereiro foi marcado por entrada de dinheiro gringo, queda do dólar e desdobramentos da política tarifária de Trump; eja as ações de destaque

27/02/2026 | 19h15 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: Prio (PRIO3) salta 4% com alta do petróleo; Cosan (CSAN3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: Prio (PRIO3) salta 4% com alta do petróleo; Cosan (CSAN3) lidera perdas

Índice fechou fevereiro com alta acumulada de 4,09%, completando uma sequência de sete ganhos mensais

27/02/2026 | 19h03 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador