• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: dados econômicos de Brasil e EUA são esperados, em meio a discussão sobre taxação de fundos exclusivos

Falas de dirigentes do Fed também serão monitoradas nesta terça-feira (17)

Por Silvana Rocha e Luciana Xavier

17/10/2023 | 8:05 Atualização: 17/10/2023 | 8:05

Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Wilton Junior/ Estadão)
Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Wilton Junior/ Estadão)

Nesta terça-feira (17), as atenções nos mercados ficam em dados de vendas no varejo e de produção industrial nos Estados Unidos em setembro, bem como em comentários de três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) que votam nas reuniões de política monetária neste ano.

Leia mais:
  • Esperança no varejo: bancos revelam as ações preferidas
  • Itaúsa (ITSA4) aprova distribuição de milhões em JCP; veja o valor
  • Fundo compra ações e aumenta fatia no capital da 3R Petroleum (RRRP3)
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os mercados locais vão monitorar também o Índice Geral de Preços (IGP-10) de outubro e o volume de serviços em agosto no País, enquanto aguardam o diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, em evento da Moody’s no início da tarde, e o relatório de produção da Vale, após o fechamento da B3.

Os investidores operam sob cautela moderada, com petróleo em ligeira alta e bolsas sem direção única em meio a ganho persistente dos rendimentos de Treasuries e do dólar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os investidores ajustam posições, após um dia de apetite por risco em Nova York, à medida que uma esperada invasão por terra de forças israelenses em Gaza não se concretizou até o momento. Na quarta (18), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará Israel e Jordânia, numa tentativa de evitar uma escalada do conflito na região.

No radar ficam ainda os balanços de bancos e indicadores americanos, e sobretudo os sinais de política monetária pelos dirigentes do Fed.

Os juros dos Treasuries subiram na véspera, mas a taxa longa teve ganho maior, segundo analistas, porque “a incerteza persiste, devido a receios de inflação mais rígida nos EUA e ao aumento dos níveis de dívida do país”, o que sustenta o discurso de uma possível nova alta na taxa de juros do país neste ano, embora a chance majoritária seja de manutenção por longo período.

Expectativas sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da China no terceiro trimestre, assim como dados mensais de varejo e indústria podem influenciar ainda os preços de commodities principalmente, adicionando volatilidade aos negócios. Em 2023, a meta de crescimento da segunda maior economia do mundo é de cerca de 5%.

No Brasil

Os juros futuros e o dólar podem ter oscilações estreitas nesta manhã em meio à subida moderada dos retornos dos Treasuries e da moeda americana, enquanto o petróleo ensaia uma recuperação, depois de recuar mais de 1%. O minério de ferro volta a subir cerca de 2% em Dalian, na China, podendo ajudar o Ibovespa e as ações da Vale e Petrobras em meio a repercussões de um recorde de produção operada de óleo e gás pela estatal em setembro e no terceiro trimestre.

Publicidade

Papéis do Pão de Açúcar e do setor imobiliário ficam ainda no foco. Por volta das 7h15, o EWZ, principal fundo de índice do Brasil em Nova York, tinha alta de 0,26%. Um avanço esperado no volume de serviços prestado em agosto no País também poderá repercutir na bolsa.

No caso do IGP-10, é previsto aumento de 0,41% em outubro (mediana), após +0,18% em setembro, diante da aceleração dos preços do minério de ferro, mas não deve alterar a perspectiva de mais dois cortes de 0,50 ponto porcentual da Selic até o fim do ano.

O investidor acompanhará ainda o andamento do projeto de lei sobre a taxação de fundos de alta renda (exclusivos e offshore) na Câmara. O relator do PL, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), deve se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antes de encontro com líderes, para discutir a proposta – um dos pilares do pacote de medidas arrecadatórias da equipe econômica.

Pedro Paulo reforçou que a principal dúvida sobre o projeto refere-se às diferenças de tributação entre os fundos offshore e exclusivos. O presidente Lula (PT) reforçou que a pauta econômica é a prioridade do governo no Congresso.

Publicidade

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o governo espera a apresentação do texto da reforma tributária pelo relator para que possam discutir pontos importantes do projeto, como o tamanho do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR).

Agenda

O IGP-10 de outubro sai às 8 horas, e o volume de serviços em agosto no País, às 9 horas. O Tesouro faz leilão de NTN-B e de LFT às 11 horas. O diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, participa de evento às 12 horas. O relatório de produção da Vale será publicado após o fechamento da B3.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reunião com o MST às 16 horas. No exterior, estão previstos indicadores dos EUA referentes a setembro de vendas no varejo às 9h30; produção industrial, às 10h15; além da confiança das construtoras em outubro, às 11 horas.

Três dirigentes do Fed têm compromissos públicos nas próximas horas: John Williams, de NY, às 9 horas; a diretora Michelle Bowman, às 10h20; e Tom Barkin, de Richmond, às 11h45.

Bank of America e Goldman divulgam balanços antes da abertura das bolsas em Nova York, enquanto América Movil, após o fechamento. À noite, serão divulgados na China o PIB do terceiro trimestre e os dados de setembro da produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos, às 23 horas.

Publicidade

*Com informações do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • Federal Reserve
  • fundos exclusivos
  • Ibovespa
  • Índice Geral de Preços 10 (IGP-10)
Cotações
05/07/2025 22h59 (delay 15min)
Câmbio
05/07/2025 22h59 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    O que é IOF e como funciona?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Esses fundos da elite financeira batem o mercado brasileiro com folga. Mas você aguenta o risco?

  • 5

    Dividendos de Petrobras e Vale caem no 1º semestre; consumo e saneamento avançam

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Logo E-Investidor
George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Imagem principal sobre o 5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Logo E-Investidor
5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Imagem principal sobre o Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Imagem principal sobre o 5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Logo E-Investidor
5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Imagem principal sobre o Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Logo E-Investidor
Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: BRF (BRFS3) lidera ganhos com Vibra (VBBR3); Engie (EGIE3) tomba
Mercado
Ibovespa hoje: BRF (BRFS3) lidera ganhos com Vibra (VBBR3); Engie (EGIE3) tomba

Índice bateu recorde de encerramento, enquanto Bolsas de NY ficaram fechadas em feriado nos EUA

04/07/2025 | 19h05 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: Embraer (EMBR3) salta mais 11,86% com contrato bilionário; Assaí (ASAI3) cai 6,7%
Mercado
Ibovespa na semana: Embraer (EMBR3) salta mais 11,86% com contrato bilionário; Assaí (ASAI3) cai 6,7%

O índice terminou o período em alta de 3,21%, passando de 136.865,79 pontos para 141.263,56 pontos

04/07/2025 | 18h32 | Por Jenne Andrade
Por que o Ibovespa vem batendo recordes mesmo com a Selic nas alturas?
Mercado
Por que o Ibovespa vem batendo recordes mesmo com a Selic nas alturas?

Junção de fatores externos e internos ajudou o índice da B3 a superar os 141 mil pontos

04/07/2025 | 16h10 | Por Beatriz Rocha
Por que o Banco do Brasil 'sumiu' das carteiras de dividendos de bancos e corretora
Mercado
Por que o Banco do Brasil 'sumiu' das carteiras de dividendos de bancos e corretora

Instituições também revisaram projeções de dividendos após decepção com balanço da empresa

04/07/2025 | 13h19 | Por Beatriz Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador