Mercado

Mercado hoje: dados da Europa e discursos de dirigentes do FED ficam no radar

A melhora nos mercados internacionais pode suavizar os ajustes nos ativos locais após o feriado de carnaval

Mercado hoje: dados da Europa e discursos de dirigentes do FED ficam no radar
Painel da Bolsa de Valores. (Imagem: Adobe Stock)

Sem indicadores locais e americanos nesta quarta-feira (14), as atenções estão nos dados europeus e nos discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed), Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE) nas próximas horas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Cairo, no Egito, onde tem compromissos na quarta e quinta-feira (15), antes de viajar para Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana. Na China, o feriado do Ano Novo Lunar mantém o mercado financeiro fechado até sexta-feira (16).

A melhora nos mercados internacionais pode suavizar os ajustes nos ativos locais após o feriado de carnaval. Isso ocorre em meio à surpreendente inflação ao consumidor nos EUA em janeiro e à expectativa de que os juros só serão reduzidos a partir de junho no país. O EWZ, principal fundo de índice de ações do Brasil negociado em Nova York, registrou um aumento de 0,34% às 10h23 no pré-mercado, após queda de quase 3% durante as negociações da última terça-feira (13) em Wall Street, quando o mercado local estava fechado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O ADR da Vale (VALE3) subiu 1,06% em Nova York, enquanto o da Petrobras (PETR3;PETR4) caiu 0,77%. O dólar e a curva de juros podem reagir aos rendimentos dos Treasuries (títulos de dívidas emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos) e do dólar, que podem compensar parte dos ganhos desses ativos americanos após o índice de preços ao consumidor forte. Investidores também estão atentos à manutenção dos juros pelo Fed por mais tempo do que o esperado, em meio à perspectiva de novos cortes na taxa Selic e à atratividade do real.

Os mercados estão sensíveis a eventuais turbulências políticas, incluindo a prisão de aliados do ex-presidente e a polêmica em torno da extinção ou não do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A expectativa é que os negócios sejam influenciados pelos sinais de política monetária e pelos indicadores e balanços previstos.

Agenda desta quarta-feira

No cenário internacional, estão programados eventos com diversos líderes. Entre eles, estão o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, com uma participação marcada para as 12h30, e o vice-presidente de Supervisão, Michael Barr, que está agendado para as 18h. Além disso, dirigentes do BCE, incluindo Piero Cipollone às 13h30 e Joachim Nagel às 14h, assim como o presidente do BoE, Andrew Bailey, com uma intervenção prevista para as 12h. Na quinta-feira (15), a presidente do BCE, Christine Lagarde, também fará um discurso, enquanto a Agência Internacional de Energia (AIE) publicará seu relatório mensal.

Nos Estados Unidos, estão programadas divulgações das vendas no varejo e da produção industrial em janeiro. Na sexta-feira (16), espera-se o índice americano de preços ao produtor (PPI) referente a janeiro. No âmbito corporativo, empresas como Commerzbank (CBK), Airbus (AIR) e TIM (TIMS3) devem publicar seus balanços na quinta-feira, enquanto a NatWest o fará na sexta.

No Brasil, com a semana reduzida devido ao carnaval, a agenda também é limitada, com a divulgação do IBC-BR de dezembro e sua comparação interanual na quinta-feira, e do IGP-10 de fevereiro na sexta-feira. Além disso, estão previstas as segundas prévias do IPC-Fipe e do IPC-S de fevereiro.

 

Publicidade