A divulgação do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e falas de três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) ficam no centro das atenções dos investidores nesta sexta-feira (23). No Brasil, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, concede entrevista.
Leia também
A fraqueza da atividade mundial retratada em PMIs divulgados na Europa e no Japão, em um momento de inflação ainda persistente, deixam os investidores parcimoniosos, dado que o arrefecimento tende a reforçar políticas monetárias mais apertadas por um tempo maior do que o imaginado.
- Bolsas da Ásia: onda de elevação de juros em vários países derruba mercados
- Mercado hoje: CVC (CVCB3) precifica oferta de ações, B3 (B3SA3) e Renner (LREN3) anunciam proventos e Lojas Marisa (AMAR3) vai recomprar ações
Os índices de ações caem no ocidente e também cederam na Ásia. Na zona do euro, o PMI composto cedeu a 50,3, ficando aquém do esperado pelo mercado (52,5). Agora, fica a expectativa pelo PMI dos EUA e por falas de dirigentes do Fed, em meio ao crescimento de estimativas de recessão em algumas partes do globo.
Em depoimento no Congresso nesta semana, o presidente do Fed, Jerome Powell, reforçou que a instituição pretende retomar aumentos de juros antes do fim do ano.
No Brasil
O clima desfavorável dos mercados internacionais tende a se espalhar nos ativos domésticos, que podem dar continuidade aos ajustes de ontem após o comunicado menos dovish (termo atrelado à redução da taxa de juros para aquecer a economia) do Comitê de Política Monetária (Copom), na quarta-feira (21). A maioria do mercado espera início do corte da Selic em setembro, mas sem descartar agosto.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao ser questionado sobre o assunto, o economista Gabriel Galípolo, indicado para a diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), se esquivou de tecer comentários sobre o tema. À BandNews, afirmou que sua escolha para o BC simboliza o desejo de tentar construir uma ponte e permitir harmonia.
A queda perto de 1,00% do petróleo e do minério de ferro – fechou em baixa de 0,99% em Dalian, na China – deve pesar por aqui. A expectativa de queda do câmbio, dos juros futuros e do Ibovespa ainda é reforçada na agenda esvaziada no Brasil. Com isso, o Índice Bovespa pode interromper uma série de oito altas semanais seguidas, enquanto o dólar reforçar a queda da semana passada.
Agenda
O índice de gerentes de compras (PMI) dos Estados Unidos será divulgado às 10h45. Três dirigentes do Fed discursam. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seguem em Paris.
No Brasil, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, concederá entrevista (14h).
*Com informação do Broadcast
Publicidade