Mercado

Mercado hoje: Petrobras (PETR3; PETR4), acordo entre Oi (OIBR3), Americanas (AMER3) e Santander (SANB11) no radar do investidor

Na agenda desta quinta-feira (4), investidores acompanham a balança comercial e leilão do Tesouro

Mercado hoje: Petrobras (PETR3; PETR4), acordo entre Oi (OIBR3), Americanas (AMER3) e Santander (SANB11) no radar do investidor
O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

agenda econômica desta quinta-feira (4) traz as eleições no Reino Unido e a ata do Banco Central Europeu (BCE) em meio ao feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos.

No Brasil, investidores acompanham a balança comercial de junho e o leilão de Letras do Tesouro Nacional (LTN, títulos prefixados) e Nota do Tesouro Nacional série F (NTN-F, título de renda fixa).

Confira os destaques corporativos da Bolsa

Light (LIGT3)

A Light, em recuperação judicial, iniciou um procedimento de scheme of arrangement (esquema de arranjo, em tradução livre) com credores, que tramitará na Corte do Reino Unido. O acordo abrange apenas as notas envolvidas na reestruturação da dívida, como mais uma das etapas previstas no plano de recuperação.

Zamp (ZAMP3)

O Conselho de Administração (CA) da Zamp, detentora da marca Burger King (BKBR3), elegeu Gabriel Magalhães da Rocha Guimarães ao cargo de diretor vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores.

Arezzo (ARZZ3)

A Westwood Global Investments, LLC, elevou sua participação acima de 5% do capital social da Arezzo, após aquisições realizadas na quarta-feira (3).

Americanas (AMER3)

A Americanas, em recuperação judicial, encerrou a semana de 24 a 30 de junho com um total de 32.446 colaboradores sob o regime CLT. Foram feitas 54 admissões e 242 desligamentos. O número total de lojas não se alterou (1.698) na semana.

Kepler Weber (KEPL3)

A Kepler Weber pode se beneficiar da versão 2024/2025 do Plano Safra anunciado na quarta-feira (3), visto que ele favorece os agricultores, que foram a principal linha de receita da companhia no primeiro trimestre de 2024, respondendo por 35% do total, segundo avaliação do Citibank. O aumento dos recursos destinados ao Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) foi de 17,3%.

Jalles Machado (JALL3)

A Jalles Machado divulgou na última quarta-feira que projeta produzir 560,3 mil toneladas de açúcar na temporada 2024/25, um aumento de 49,6% em relação à safra anterior, enquanto a produção de etanol deve ficar em 336,1 mil metros cúbicos, uma redução de 13,1%.

Petrobras (PETR3; PETR4)

A Petrobras assinou com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) um aditivo ao Termo de Compromisso de Cessação (TCC) do Refino fechado em 2019. Foram estabelecidas novas obrigações relacionadas às atividades da Petrobras na oferta de petróleo e derivados a terceiros no território nacional. As duas partes também assinaram um aditivo ao TCC do Gás. Os aditivos suspendem os inquéritos administrativos envolvendo a companhia. Veja detalhes nesta matéria.

Santander (SANB11)

O Santander informou que concluiu a formação da joint venture (cooperação entre empresas que geralmente implica em uma nova organização societária) com o Grupo Pluxee (ex-Sodexo), anunciada em julho do ano passado. O banco deterá 20% de participação na Pluxee Benefícios Brasil, enquanto o Grupo Pluxee ficará com os 80% restantes.

Oi (OIBR3)

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o termo de acordo bilionário de solução consensual entre a Oi e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A companhia recebeu autorização para sair do modelo de concessão do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e entrar no modelo de “autorização”, em que o serviço é prestado apenas em áreas “onde não há competição”, com redução das obrigações e despesas regulatórias. O teor do acordo já tinha sido divulgado pela Oi.

Além disso, a empresa ligada ao empresário Nelson Tanure, Ligga Telecom, entrou “atrasada” na disputa pela Oi Fibra. A Ligga recebeu autorização da Justiça para participar do processo competitivo de aquisição do ativo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O prazo para habilitação dos interessados terminou na semana passada, mas a Ligga solicitou permissão para entrar na disputa mesmo assim, e teve seu pedido aceito. Até o momento, apenas duas empresas haviam se habilitado: Vero e Tecpar.

*Com informações do Broadcast