No exterior, após a divulgação de um conjunto de dados da economia americana e europeia, especialmente as leituras finais dos índices de gerentes de compras (PMI) industriais que apresentaram queda, mas algumas delas menos acentuadas do que esperavam os analistas, os principais índices acionários na Europa e EUA operam entre leves altas e baixas no início da tarde, enquanto o índice DXY do dólar e os rendimentos dos treasuries recuam.
Os sinais de contração da economia chinesa pesam sobre as commodities e levam o petróleo a cair mais de 4%. Ao longo da semana, a agenda econômica vai ganhar relevância com a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) na quinta-feira e com o relatório oficial do mercado de trabalho (Payroll) na sexta-feira.
No Brasil, o Ibovespa devolve uma parte dos ganhos acumulados em julho, penalizado pelas commodities. As ações da Petrobras foram destaque negativo ao longo da manhã, bem como as ações da PetroRio. Os papeis da Vale também operaram em queda em função do recuo do preço do minério de ferro, puxando todo o setor de siderurgia. Às 13h45, o Ibovespa era negociado aos 102.857 pontos, com recuo de 0,28%, enquanto o dólar operava em queda de 0,17%, cotado aos R$ 5,16/US$. Já nos juros futuros, a liquidez é reduzida, em meio à expectativa dos investidores pela decisão do Copom.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No âmbito corporativo, os investidores estão migrando de petrolíferas e siderúrgicas, em meio à queda das commodities, para a parte cíclica da bolsa. O destaque de hoje fica fora da B3. As ações BK ON disparam próximo de 20% neste início de tarde. Investidores reagem à notícia de que a MC Brazil F&B Participações fez uma oferta pública voluntária para a aquisição do controle da companhia (OPA).