O Ibovespa sobe desde as primeiras horas da sessão, com investidores digerindo os resultados das eleições no Brasil e amparado por um quadro mais benigno nas bolsas americanas. Com perspectivas de uma agenda mais reformista no Congresso doméstico, dentro de um contexto de responsabilidade fiscal, o dólar cai forte frente ao Real, os juros futuros recuam e os ativos de renda variável mostram altas expressivas.
Leia também
Na bolsa, as ações da Sabesp disparam nesta segunda-feira e sobem 16%, com investidores de olho em uma eventual privatização mais à frente. As ações das estatais Cemig (+10%), Petrobras (+9%) e Banco do Brasil (+7,5%) também sobem forte na sessão.
Próximo de 12h30, o Ibovespa tinha alta de 4,5%, aos 115 mil pontos. O giro financeiro no dia também é elevado, podendo chegar a mais de R$ 60 bilhões no dia. No câmbio, o dólar tinha queda de 3,8%, aos R$ 5,19.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No exterior, a despeito das preocupações persistentes com o quadro global de inflação alta e piora nos dados econômicos, os investidores mostram alguma disposição para ativos de risco. Na Europa, após uma manhã negativa, as bolsas encerraram em leve alta, enquanto em Nova York as bolsas subiam próximo dos 2% no início da tarde.