Após uma manhã de oscilações erráticas, o Ibovespa entrou de vez no campo terreno negativo no início da tarde, uma vez que, diante das incertezas relacionadas à formação da equipe econômica do novo Governo e a composição do Orçamento de 2023, os investidores adotaram uma postura mais cautelosa. Por volta de 12h50, o Ibovespa perdia 2,15%, aos 115.624 pontos – com giro financeiro de R$ 51,3 bilhões projetado para a sessão, o que se confirmado estará substancialmente acima da média recente.
Leia também
Dentro do Ibovespa, apenas 4 ações se valorizavam no momento, com ganhos não ultrapassando 1%. Na direção oposta, o dólar avançava 1,18% frente ao real no mesmo momento, aos R$ 5,12.
É bem verdade que, para além das questões domésticas, os mercados internacionais também se mostram voláteis na sessão hoje, tendo invertido sinais algumas vezes ao longo da manhã. O motivo parece ser ainda a leitura dos dados econômicos que vêm sendo publicados, com a produção industrial alemã crescendo acima da previsão, por exemplo, enquanto na China dados frustraram novamente as expectativas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Sob uma perspectiva mais granular, apesar de quedas generalizas, o setor de educação é presença destaca entre as perdas desta segunda-feira. As ações de varejo e construção civil também realizam lucros e recuam.