Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa sobe com disparada de ações da Petrobras

Mercado Intraday: Ibovespa sobe com disparada de ações da Petrobras
28/02/2020 REUTERS/Aly Song

Os ativos no Brasil seguem rota ascendente neste início da tarde. O Ibovespa opera em alta firme com avanço de 4,18% das ações ON da Petrobras (PN sobem 5,28%). Assim, às 15h09, o índice era negociado aos 108.489 pontos, uma alta de 1,89%.

O real, por sua vez, volta a se apreciar em dia marcado por enfraquecimento da moeda norte-americana em relação a divisas fortes e emergentes. O dólar na comparação com o real recua 1,02%, cotado aos R$ 5,11. Com a queda da moeda dos EUA e do retorno dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano), as taxas dos principais contratos futuros de DI, sobretudo os longos, recuam.

Na Europa, os mercados acionários começaram a semana com tom positivo, com ações do setor de energia apoiadas pelos ganhos do petróleo. Nos Estados Unidos, os principais índices acionários perderam fôlego nos últimos minutos com queda de papeis de tecnologia. Os investidores no exterior aguardam a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) norte-americano na quarta-feira (10) para calibrar as apostas de juros para a próxima decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central do país).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Voltando ao Brasil, no âmbito corporativo, destaque positivo para as ações de Hapvida, Rede D’Or e SulAmerica, beneficiadas pela divulgação dos dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O relatório indicou que, as adições líquidas dos planos médicos brasileiros totalizaram 681 mil beneficiários no segundo trimestre de 2022 – ante 184 mil no primeiro trimestre – , levando a base ao crescimento de 1,4% na variação trimestral (3,4% na variação anual), para 49,8 milhões de beneficiários.

Os destaques positivos foram Hapvida (238 mil beneficiários), Bradesco Saúde (51 mil, excluindo ASO) e SulAmerica (37 mil, excluindo ASO). Por outro lado, Amil e Unimed CNU registraram quedas de 36 mil e de 30 mil, respectivamente. Além disso, uma prévia para as operadoras da Qualicorp apontou 12 mil adições líquidas para a empresa.

Na ponta contrária, destaque para as ações de JBS e Marfrig. Vale comentar que a Tyson reportou resultado esta manhã. Eles mencionaram que preço da carne caiu no trimestre com enfraquecimento de demanda em cortes premium. Mantiveram as metas (guidance) de margem para frango e boi para 2022 (o ano contábil da empresa acaba no terceiro trimestre, não no quarto trimestre como a JBS e a Marfrig), mas cortaram a margem de carne de porco para 3% a 5%, de 5&% a 7%.

 

Publicidade